TO – Duas estudantes se suicidam em menos de 24 horas

O suicídio é a quarta causa de mortes entre os jovens de 15 e 29 anos no Brasil

A morte de duas estudantes tocantinenses volta a despertar a sociedade para o debate referente a prevenção do suicídio.

Na madrugada desta terça-feira (21) o corpo de Letícia Macedo dos Santos foi encontrado por familiares dentro do banheiro da residência localizada no Setor Costa Esmeralda, em Araguaína.

Aos 15 anos, Letícia sofria de depressão. Ela é filha do policial Dionedith Oliveira Macedo que foi assassinado em 2013.

Na segunda (20), a estudante de Medicina Veterinária Isadora Menezes também se suicidou. Ela foi encontrada por familiares na residência localizada na 606 Sul, em Palmas.

Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta maior causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos no Brasil. Os números de casos aumentam a cada ano e muitas vezes estão ligados à depressão.

Entre os fatores de risco para o suicídio estão transtornos mentais, como depressão, alcoolismo, esquizofrenia; questões sociodemográficas, como isolamento social; psicológicos, como perdas recentes; e condições clínicas incapacitantes, como lesões desfigurantes, dor crônica, neoplasias malignas.

No entanto, tais aspectos não podem ser considerados de forma isolada e cada caso deve ser tratado no Sistema Único de Saúde conforme um projeto terapêutico individual.

Acompanhamento pode evitar casos de suicídio 

Segundo o Ministério da Saúde, no primeiro boletim sobre o tema divulgado no ano passado, serviços de assistência psicossocial tem papel fundamental na prevenção do suicídio. O Boletim apontou que nos locais onde existem Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), uma iniciativa do SUS, o risco de suicídio reduz em até 14%.

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *