Benefícios do tamarindo que você precisa saber

Apesar de no Brasil dizerem que o tamarindo é um legume, por ter o formato parecido com o de uma vagem, e por ser gênero botânicopertencente à família Fabaceae (leguminosas), ele pode ser considerado uma fruta, a fruta do tamarindeiro, uma árvore bem grande que às vezes chega a ter 30 metros de altura, originária da África do Sul, mas que pode ser cultivada também no Sul da Ásia, na América do Sul e nas Ilhas do Caribe.

Essa fruta tem inúmeros benefícios para a nossa saúde e por isso é sempre bom conhecer e comer um pouco mais. Sabia, por exemplo, que ela é usada em remédios fitoterápicos?! Veja abaixo algumas de suas propriedades e benefícios:

O tamarindo possui uma quantidade significativa de vitaminas C e Evitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibras, além de compostos orgânicos, fazendo do tamarindo um ótimo antioxidanteanti-inflamatório, antiácido, além de ajudar a baixar os níveis de colesterol no sangue.

Todas estas propriedades auxiliam nosso corpo de diversas formas, como:

círculo verde Coração: diminuindo a pressão arterial e os níveis de colesterol.

círculo verde Anemia: sendo uma grande fonte de ferro, auxilia no tratamento de anemia, é importante, entretanto, não consumi-la em excesso.

círculo verde Circulação do Sangue: devido a quantidade de ferro encontrada na fruta, a circulação sanguínea melhora e os glóbulos vermelhos são garantidos, auxiliando assim na circulação de oxigênio em todo o corpo

círculo verde Sistema imunológico: devido a vitamina C e seus efeitos antioxidantes, o tamarindo previne o organismo contra diversos problemas de saúde relacionados a infecções causadas por fungos e micróbios.

Ele também possui ações antisséptica e antimicrobiana, que reduzem a incidência de parasitas no corpo agindo contra bactérias que trazem a pneumonia e infecções na pele.

círculo verde Anti-inflamatório: combate inflamações diversas, auxiliando no tratamento de irritação nos olhos, gota, artrite e condições reumáticas.

círculo verde Função nervosa: a fruta fornece vitaminas do complexo B, entre elas, a vitamina B1, responsável por melhorar a função nervosa.

tamarindo arvore

círculo verde Sistema digestivo: devido às suas fibras e propriedades laxantes e estimulantes da bile, o tamarindo além de melhorar problemas como intestino preso, estimula o suco gástrico, auxiliando na digestão e defecação, devido a propriedades que ajudam a comida ingerida a ser dissolvida mais rapidamente. Por mais controverso que pareça, o tamarindo também ajuda no tratamento de diarreia crônica.

círculo verde Perda de peso: também devido à grande fonte de fibras e nutrientes, esta fruta causa uma sensação de saciedade ao organismo, ajudando a controlar o apetite, e armazenando menos gordura no corpo.

círculo verde Controle do diabetes: o fruto contém enzimas responsáveis por absorver carboidratos que podem ser convertidos em gordura e açúcar, ajudando a evitar o descontrole nos níveis de glicose no sangue.

círculo verde Combate à insônia: devido ao magnésio existente no tamarindo, a qualidade e duração do sono melhora muito.

círculo verde Prevenção da pelagra: por meio da vitamina B3 existente no fruto, é possível evitar a pelagra, uma doença que tem como sintoma diarreia, demência, artrite e insônia.

círculo verde Hemorroidas: o tamarindo auxilia na cura de hemorroidas, por meio das substancias encontradas em suas folhas.

círculo verde Fonte de ácido fólico: indicado especialmente para as mulheres grávidas, colaborando com a divisão celular e o rápido crescimento na infância e durante a gestação, auxiliam assim no desenvolvimento e saúde da criança.

círculo verde Saúde dos rins: a fruta com seu potássio ajuda na eliminação de substâncias tóxicas dos rins, o que é bastante importante para a saúde dos órgãos.

círculo verde Estética do cabelo e pele: além de estimular a produção de colágeno no corpo, beneficiando a pele e o cabelo, o tamarindo hidrata o cabelo e a pele por meio de suas Vitaminas C.

círculo verde Músculos: a tiamina da fruta auxilia no processo de desenvolvimento muscular. E ainda devido as suas proteínas, ajuda na reparação e construção dos músculos.

foto

Cuidados ao utilizar o tamarindo

Como tudo na vida, quando consumido em excesso, pode gerar problemas, com o tamarindo não podia ser diferente. É fundamental que conheçamos as causas das doenças e prestemos atenção no nosso corpo para tomar as medidas necessárias para melhorar nossa saúde.

O tamarindo é recomendado por exemplo para pessoas que têm a pressão alta, já que promove diminuição da pressão arterial, sendo assim, aquelas pessoas que já têm pressão baixa devem tomar muito cuidado ao consumi-lo.

Outro cuidado que é preciso tomar ao consumir o fruto, é em caso de uso de outros medicamentos responsáveis por promover a diluição do sangue, como por exemplo a aspirina, já que o tamarindo tem esta mesma função, tornando o sangue mais fino, o que pode atrapalhar na diminuição de sangramentos.

Usos do tamarindo

O fruto pode ser usado das mais variadas formas, desde a polpa, semente, flores e até folhas! Comumente, se utiliza a polpa como tempero.
É recomendado fazer chá, água, suco ou mesmo compressas com as folhas.

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *