‘Você tem inveja’: o racismo escancarado que viralizou nas redes sociais

Por Catraca Livre
Compartilhado por Central de Jornalismo

Vídeo mostra um homem branco rico dizendo que um homem negro entregador de aplicativo tem inveja de seus bens materiais e da cor de sua pele.

Um vídeo deplorável publicado nas redes sociais mostra que o racismo no Brasil não só existe como também está cada vez mais escancarado. Nas imagens, um homem branco, morador de um bairro de classe alta, humilha e dispara ofensas racistas a um homem negro, entregador de aplicativo.

Na discussão, o homem branco menospreza o fato de o entregador ser motoboy. “Quanto que você tira por mês?”, questiona. O entregador responde que não importa, e o homem branco rebate: “você não tem nem onde morar, moleque”. E o entregador rebate: “claro que tenho”.

“Você tem inveja disso aqui, fio. Você tem inveja”, diz o homem branco, apontando para as casas de alto padrão. O entregador tenta conversar com um terceiro homem, mas o homem branco o interrompe. “Moleque, moleque, escuta aqui, ó. Você tem inveja disso aqui, rapaz. Você tem inveja dessas famílias. Você tem inveja disso aqui [o homem branco aponta para o seu próprio braço, querendo dizer que o entregador tem inveja da cor de sua pele]”.

racismo
Crédito: Reprodução/Twitter
Racismo é crime: homem branco é filmado enquanto dispara ofensas a entregador de aplicativo
O entregador tenta argumentar, dizendo que ele pode ter os mesmos bens que ele. É aí que o homem branco fica ainda mais revoltado e eleva o tom: “Você nunca vai ter”. A discussão continua, com o entregador não baixando a cabeça, e rebatendo: “O senhor conseguiu por quê? Porque o seu pai te deu, ou por que você trabalhou?”, questionou.

O homem branco responde: “Eu já nasci rico”. O entregador continua: “Então, o senhor trabalhou, o senhor trabalhou?”. “Por muito tempo”, responde o homem branco. A discussão continua, até que o vídeo é interrompido.

Ainda é difícil dizer o que originou a discussão e qual o contexto dela, mas isso importa muito pouco. Não há contexto ou motivo que dê permissão a alguém ser racista com outra pessoa. Racismo é crime, e deve ser tratado como tal independentemente do caso.

Em breve traremos novas informações.

Com a viralização do vídeo, internautas subiram a hashtah #racismoécrime para os trending topics do Twitter, fazendo com que o assunto seja um dos mais falados do dia.

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *