The Guardian: “Bolsonaro está arrastando o Brasil para calamidade”

Publicação lembrou que o presidente foi filmado limpando o nariz com parte do braço antes de apertar a mão de idosa na sexta-feira

Por Correio Brasiliense/Fernando Borges

Publicação lembrou que o presidente foi filmado limpando o nariz com parte do braço antes de apertar a mão de idosa na sexta-feiraO diário britânico The Guardian voltou a criticar o posicionamento de Jair Bolsonaro em meio à pandemia do novo coronavírus, afirmando que o presidente “está arrastando o Brasil para uma calamidade”.

“Bolsonaro é um dos quatro líderes mundiais que ainda subestima a ameaça do coronavírus à saúde pública, ao lado dos presidentes autoritários da Nicarágua, Bielorrússia e Turquemenistão”, disse o trecho do texto publicado neste domingo.

O periódico citou a fala do presidente brasileiro (“Ninguém impedirá meu direito de ir e vir”) e lembrou que Bolsonaro descumpriu as recomendações de distanciamento de seu próprio Ministério da Saúde durante um ;passeio; na última sexta-feira em Brasília. Na ocasião, o chefe do executivo foi filmado limpando o nariz com parte do braço e a mão antes de apertar a mão de uma senhora idosa.

“Especialistas em saúde pública e doenças infecciosas acreditam que esse comportamento está corroendo as únicas medidas existentes entre o Brasil – que sofreu mais de 1.000 mortes por Covid-19 – e uma calamidade na saúde”, diz o jornal, que traz depoimento de vários especialistas e médicos.

Um deles, que pediu para não ser identificado, chamou as ações de Bolsonaro de “infantil” e “surreal”.
[SAIBAMAIS]”As pessoas vão ficar doentes [no Brasil] e, se ficarem doentes ao mesmo tempo, nos encontraremos na mesma situação que a Itália e Wuhan”.

Ricardo Sobhie Diaz, especialista em doenças infecciosas da Universidade Federal de São Paulo, disse ao “The Guardian” que “também há consenso de que, ao afastar o distanciamento, Bolsonaro está prejudicando sua implementação. “Tudo o que ele diz e faz tem um impacto intenso … Muitas pessoas dizem: ;O presidente tem 65 anos e ele não tem medo – então por que deveríamos ter?;”, afirmou.

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *