Policial Civil do DF é finalista em prêmio americano de literatura

Daniel Barros teve o livro ‘Canto escuro’ indicado na categoria de literatura ficção de em língua portuguesa. A premiação ocorre em 12 de setembro

Por Caroline Contra/Correio Braziliense
Foto: Gabriel Marinho
Compartilhado por Central de Jornalismo

Daniel Barros é escritor e agente da Polícia Civil há 22 anos. Atualmente, ele trabalha na 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá)

O escritor e agente da Polícia Civil Daniel Barros é um dos finalistas da International Latino Book Awards, premiação que celebra a produção literária em espanhol e português nos Estados Unidos. O livro Canto Escuro está concorrendo na categoria literatura ficção em língua portuguesa.

Esta é a primeira vez que uma obra de Daniel é indicada a um prêmio. Ele contou que esqueceu que havia se inscrito e ficou surpreso quando recebeu o e-mail com a indicação. “Trabalhei quatro anos nesse livro, na construção psicológica dos personagens, para que houvesse coerência e não ficasse nenhuma ponta solta na história”, disse o escritor.

A obra tem como personagem principal um funcionário público que descobre um esquema de corrupção em licitações.

Por ser amigo de policiais, ele fala sobre o caso e passa a ser informante da corporação. O livro é dividido em quatro partes e se entrelaça à história pessoal do servidor, que passa por uma fase conturbada no casamento.

Agente da Polícia Civil há 22 anos e prestando serviço, atualmente, na 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá), Daniel destacou que a ocupação ajudou bastante na construção da história. “É um livro dinâmico, com investigação, assassinatos, tentativas de corrupção, policiais infiltrados. Ser policial ajudou muito para construir os personagens”, afirmou.

O resultado da premiação será divulgado em 12 de setembro, por meio de videoconferência, devido à pandemia do novo coronavírus. “As expectativas são boas, porque o livro traz um tema atual e permanente.

Estou concorrendo com duas escritoras americanas”, disse Daniel. Os interessados podem encontrar o livro no site da Editora Penalux.

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *