MP cumpre mandado no gabinete de deputado de Goiás em ação que apura desvios de R$ 10 milhões; filho do político é preso

Por G1
Compartilhado por Central de Jornalismo

Segundo investigação, esquema envolvia comercialização ilegal de combustíveis que pertence à família do deputado estadual Iso Moreira (DEM). Caseiro e filho dele – ex-prefeito de Alvorada do Norte – são detidos em flagrante; nove mandados de busca são cumpridos.

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) deflagrou na manhã desta quinta-feira (3) operação que apura um esquema de licitações fraudulentas no setor público, que ocasionaram desvios na ordem de R$ 10 milhões. Um dos alvos é o deputado estadual Aloísio Moreira (DEM), conhecido como Iso Moreira. Ele teria usado um posto de combustíveis pertencente à sua família para cometer os crimes celebrando acordos com a Prefeitura de Alvorada do Norte, no nordeste do estado.

A ação cumpriu mandados de busca tanto no gabinete do deputado, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), como em sua residência, ambas em Goiânia. Durante o cumprimento de outra ordem, um dos filhos dele, Alessandro Moreira, ex-prefeito de Alvorada do Norte por dois mandatos, foi preso em flagrante por posse ilegal de armas. Com ele, foi encontrado um revólver. Um caseiro do político também foi detido pelo mesmo motivo.

Em nota, o deputado disse que irá se pronunciar tão logo tome conhecimento das denúncias, mas adiantou que “os fatos relatados serão esclarecidos e demonstrarão que não há conduta incriminatória” (veja a íntegra ao final do texto).

O G1 contatou a Prefeitura de Alvorada do Norte e tenta localizar a defesa Alessandro.

Além do deputado e de Alessandro, também são alvos da operação outro filho de Iso Moreira e assessores parlamentares do político.

Ao todo, são cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Goiânia, Bela Vista de Goiás, Alvorada do Norte e Simolândia, além de Brasília. Eles foram expedidos pelo juiz Pedro Henrique Guarda Dias, de Alvorada do Norte.

Esquema:

De acordo com o MP, a operação, denominada “Zaratustra”, descobriu um esquema ilegal de compra e venda de combustíveis, entre 2003 e 2016, em um posto de propriedade da família do deputado Iso Moreira, em Alvorada do Norte.

Nota do deputado Iso Moreira:

Em resposta às notícias veiculadas hoje (3) sobre a operação em curso pelo Ministério Público de Goiás, envolvendo o nome do deputado estadual Iso Moreira, este informa que está em contato com sua assessoria jurídica, com o fim de tomar conhecimento das alegações que lhe são imputadas, e que irá se pronunciar oportunamente, tão logo isso ocorra. De acordo com o parlamentar, os fatos relatados serão esclarecidos e demonstrarão que não há conduta incriminatória que possa macular a presente legislatura por ele exercida, muito menos por fatos pretéritos não diretamente vinculados à sua pessoa.

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *