Apesar de você amanhã há de ser outro dia-Central de Jornalismo

USP se mantém entre as 100 universidades de maior prestígio no mundo

Pelo segundo ano consecutivo, a USP se mantém como a única universidade brasileira a figurar entre as 100 instituições com melhor reputação acadêmica do mundo

Por Adriana Cruz/Jornal Usp- Editorias: Institucional

Compartilhado por Central de Jornalismo

Fotomontagem sobre imagens THE World Reputation Rankings 2020
Pelo segundo ano consecutivo, a USP se mantém como a única universidade brasileira a figurar entre as 100 instituições com melhor reputação acadêmica do mundo, segundo o World Reputation Ranking 2020, divulgado no dia 3 de novembro. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece na posição 176-200.

Elaborado pela consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE), o ranking classifica as 200 instituições com mais prestígio de acordo com a opinião de 11 mil pesquisadores e acadêmicos que são convidados a elencar, com base em sua própria experiência, até 15 universidades que considerem ser as melhores em termos de pesquisa e ensino.

Nas três primeiras posições estão as norte-americanas Universidade de Harvard (1º lugar, pelo nono ano seguido), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (2º) e Universidade de Stanford (3º).

Em sua 10ª edição, o World Reputation Ranking é uma vertente da classificação anual das universidades feita pelo THE com base em uma pesquisa realizada junto a 11.004 acadêmicos de 132 países, abrangendo todas as áreas do conhecimento. A classificação das instituições tem como principal critério a excelência na pesquisa e no ensino.

Os pontos para avaliar a reputação referem-se ao número de vezes que uma instituição foi citada pelos entrevistados como sendo a melhor em seus respectivos campos de conhecimento. Os acadêmicos consultados poderiam destacar as universidades que consideravam as mais fortes, regional e globalmente, em suas áreas específicas, dentre as mais de 6 mil instituições de ensino superior existentes no mundo.

Destaque nos rankings

Em outras classificações divulgadas pela THE neste ano, a USP obteve posições de destaque. No Emerging Economies Rankings 2020, a USP ficou na 14ª posição entre universidades de países considerados emergentes, como Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul. Já no THE Latin America, que abrange apenas instituições da América Latina, a USP ficou na 2ª posição, sendo a brasileira mais bem colocada.

Em abril, foi a vez do THE University Impact, que avalia como as universidades do mundo todo estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em termos de pesquisa, divulgação e governança. Nessa classificação, a USP ficou na 14ª posição.

No World University Rankings 2020, divulgado em setembro, a USP foi a universidade latino-americana mais bem avaliada. Permanecendo no mesmo grupo em que foi classificada no ano passado, entre as posições 251-300, a USP se igualou a instituições como a Universidade da Califórnia – Riverside (EUA), a Universidade de Surrey (Reino Unido) e o Instituto de Tecnologia de Tóquio (Japão).

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *