Empobrecimento: sem renda, classe média corta plano de saúde e escola, diz pesquisa

Por Brasil 247
Compartilhado Por
Central de Jornalismo
8 de novembro de 2020, 12:22

247 – Reportagem do Estado de S.Paulo mostra como a péssima situação econômica do País tem afetado a classe média, que está cada vez mais pobre. O artigo mostra a situação de algumas famílias que precisaram cortar o ensino na rede privada e ir para a rede pública. O mesmo ocorre com o plano de saúde.

Pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva para o jornal mostra que 53% da classe média teve de cortar um destes três itens: plano de saúde, contratação de empregada doméstica ou babá e pagamento de mensalidade em escola particular. O porcentual diz respeito apenas à população que tinha, antes da Covid-19, pelo menos um desses serviços.

Apesar do enfoque na pandemia do novo coronavírus, que agravou a situação econômica, essa tendência de empobrecimento da classe média acompanha um quadro de empobrecimento geral da população brasileira depois do golpe de 2016, com os ataques aos aumentos anuais do salário mínimo, o desemprego e encarecimento dos preços.

Na sexta feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o IPCA, indicador que mede a inflação oficial do País, avançou 0,86% em outubro. Foi a maior taxa para o mês de outubro desde 2002.

Mais do que o resultado fechado em outubro, o IBGE identificou também um aumento do chamado “índice de difusão”, que mede a proporção de itens com alta de preços diante do total monitorado.

A pesquisa da Locomotiva mostra também que 64% dos brasileiros da classe média estão com alguma conta em atraso.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *