Quando o Judiciário de um país caminha para a destruição do Estado de Direito-Central de Jornalismo

TJ-SP considera que ato libidinoso com menor de 14 anos não é estupro

Por Victor Farinelli/Revista Forum

Parecer do desembargador João Morenghi favoreceu homem que manuseou sua sobrinha de 8 anos e se esfregou nela, com argumento de que só se configura estupro quando há penetração. Pena de prisão foi substituída por prestação de serviços

Uma recente decisão do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) causou polêmica ao considerar que não houve “estupro de vulnerável” em um caso no qual um sujeito molestou sexualmente sua sobrinha de 8 anos.

Segundo matéria do Conjur, nos autos do processo, se determinou que o réu cometeu atos libidinosos com a vítima. Porém, segundo o parecer do desembargador João Morenghi, “os atos praticados pelo apelante – fazer a vítima se sentar em seu colo e movimentá-la para cima a fim de se esfregar nela e apertar seus seios – não possuem a gravidade do estupro”.

Em seguida, o magistrado justifica o argumento dizendo que quando não há penetração, o ato libidinoso cometido contra menor de 14 anos não é considerado estupro de vulnerável, mas importunação sexual.

por taboolaLinks promovidos
Você pode gostar
“Sempre tinha uns caras que queriam ou me comer ou dar pra mim”, diz Eduardo Bolsonaro sobre fase de modelo

Este é o jogo de estratégia mais viciante da Primeira Guerra Mundial! Registre-se e jogue Supremacy 1914 agora gratuitamente!
Download na App Store | Supremacy 1914
Arruma meu marido: Record e Rodrigo Faro são condenados por tortura física e emocional
Para Weintraub, “estupro culposo” no caso Mariana Ferrer é “marxismo cultural”
Para finalizar, Morenghi acrescentou que considera “irrelevante que se trate de menor de 14 anos”. A decisão do desembargador favoreceu o réu, que, em um princípio, foi condenado a 18 anos de prisão, e em seguida teve sua pena substituída por prestação de serviços.

Vale lembrar que desde 2009, o artigo 217-A do Código penal estabelece que qualquer ato libidinoso com menores de 14 anos configura estupro. Porém, a Lei 13.718, introduzida al mesmo Código Penal em 2018, criou um novo tipo penal: importunação sexual.

Segundo a blogueira feminista Lola Aronovich, “desde então, decisões isoladas condenaram por importunação sexual, e não por estupro”. A afirmação da blogueira é confirmada por esta decisão do desembargador Morenghi.

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *