Os jogos de ida das quartas de final da CONMEBOL Libertadores 2024 deixaram as chaves abertas para a classificação das oito equipes na competição
Na última terça da rodada, Colo-Colo e River empataram em 1 a 1 em Santiago e deixaram as emoções da definição entre eles para a volta. Esse embate será no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na próxima semana.
Na jornada da quarta-feira, ambas as partidas foram disputadas no Rio de Janeiro, com vitória do Fluminense sobre o Atlético Mineiro por 1 a 0 no Maracanã e empate do Botafogo com o São Paulo no Nilton Santos. Para fechar a ida, o Peñarol derrotou o Flamengo por 1 a 0 na quinta-feira, no Estádio do Maracanã.
Confira os gols e os dados da rodada de ida das quartas de final da CONMEBOL Libertadores 2024.
– Colo-Colo (CHI) 1 x 1 River Plate (ARG) –
River Plate empatou em 1 a 1 com o Colo-Colo, do Chile, nesta terça-feira, em partida válida pelas quartas-de-final da CONMEBOL Libertadores, que o time argentino disputará em casa.
O Cacique do Chile, campeão do torneio em 1991, recuperou terreno após um início melhor do River Plate e conseguiu empatar a partida.
O zagueiro Germán Pezzella abriu o placar para os Millonarios aos 43 minutos, mas o Colo-Colo empatou aos 61 minutos com um chute de Carlos Palacios.
– Números do Jogo –
Marcelo Gallardo tornou-se o terceiro técnico que dirigiu 100 jogos no comando de uma equipe da CONMEBOL Libertadores, juntando-se a Luis Cubilla (104) e Gabriel Uribe (116).
Foram seis partidas como técnico do Nacional e 94 com o River Plate.
Germán Pezzella não marcava em torneios da CONMEBOL desde a final da CONMEBOL Sudamericana de 2014, quando cabeceou contra o Atlético Nacional no Monumental.
Hoje foi o seu primeiro gol na CONMEBOL Libertadores.
River não perde desde que Marcelo Gallardo assumiu o cargo de técnico do Millonario em 2024 (3V e 5E), incluindo jogos da CONMEBOL Libertadores (2V e 1E) e da Liga Profissional (1V e 4E).
Colo-Colo teve 60% de posse de bola nesta primeira partida das quartas-de-final enfrentando o River. Jogando em casa, o Cacique foi o time que teve maior porcentagem de posse de bola, 63%.
– Fluminense (BRA) 1 x 0 Atlético Mineiro (BRA) –
Minutos antes do fim da partida, o meio-campista Lima fez o gol que deu a vitória ao Fluminense sobre o Atlético Mineiro, nesta quarta-feira, no Maracanã, nas quartas de final da CONMEBOL Libertadores 2024.
Apesar de ter começado no banco de reservas, o meia de 28 anos converteu o gol do triunfo dos cariocas. A jogada que culminou no gol foi de cabeça, aos 88 minutos do segundo tempo.
– Números do Jogo –
Com esse jogo, o Fluminense amplia sua invencibilidade em casa em jogos da fase final da CONMEBOL Libertadores para 16, com 12 vitórias e quatro empates até agora.
Em quatro das últimas cinco vezes que venceu, o Fluminense não sofreu gols.
Depois de derrotar o Grêmio na volta das oitavas (2 a 1) e de vencer o Atlético Mineiro esta noite (1-0), o Fluminense conquistou duas vitórias consecutivas sobre adversários brasileiros pela primeira vez na sua história na CONMEBOL Libertadores.
O gol de Lima, aos 86min54s, é o mais tardio da atual edição da CONMEBOL Libertadores. Também foi o gol feito mais tarde para o Flu no torneio, desde o de John Kennedy em cima do Boca na final de 2023 (98min41s).
Lima, marcou dois gols para o Fluminense nas últimas três partidas da CONMEBOL Libertadores, depois de não ter balançado as redes nos 19 jogos anteriores na competição.
– Botafogo (BRA) 0 x 0 São Paulo (BRA) –
Botafogo e São Paulo empataram em 0 a 0 nesta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, no jogo de ida das quartas de final da CONMEBOL Libertadores 2024, deixando a decisão em aberto para a próxima semana, na capital paulista.
– Números do Jogo –
Os quatro empates do Botafogo em casa pela CONMEBOL Libertadores foram todos contra adversários brasileiros: 1 a 1 x Corinthians em 1996, 1 a 1 x Grêmio em 1996, 0 a 0 x Grêmio em 2017 e 0 a 0 hoje x São Paulo.
São Paulo evita a derrota fora de casa para outro time brasileiro na CONMEBOL Libertadores pela primeira vez desde 2010, quando venceu o Cruzeiro por 2 a 0 e quebrou uma série de sete quedas consecutivas.
Botafogo fez 22 cruzamentos para a área do São Paulo, o segundo maior número nessa categoria na CONMEBOL Libertadores 2024, atrás apenas dos 26 feitos contra o Junior em abril do ano passado.
Igor Jesus fez sete finalizações contra o São Paulo nesta partida, igualando a maior quantidade de um jogador do Botafogo neste quesito em torneios da CONMEBOL, desde pelo menos 2013.
Essa marca Igor divide com Jorge Wágner contra o Unión Española e Wallyson contra o Deportivo Quito, ambos em 2014.
– Flamengo (BRA) 0 x 1 Peñarol (URU) –
Peñarol encerrou os jogos de ida das quartas de final da CONMEBOL Libertadores ao ganhar do Flamengo por 1 a 0 nesta quinta-feira, no icônico Maracanã, no Rio de Janeiro.
Aproveitando um contra-ataque, o atacante Jaime Báez cruzou uma bola da esquerda que o atacante Maximiliano Silvera serviu entre o ponto de pênalti e a pequena área.
Antes que o relógio marcasse o primeiro quarto de hora, aos 13′, o ponta Javier Cabrera chegou à bola aérea com um chutaço de direita que venceu o goleiro argentino Agustín Rossi.
– Números do Jogo –
Esta foi a sexta vitória do Peñarol fora de casa no Brasil na CONMEBOL Libertadores, um número que só o Boca Juniors alcançou (9V). Três dessas vitórias foram contra o Flamengo no Maracanã. El Carbonero é o único time a derrotar o Mengão como visitante em mais de uma ocasião e o único time não brasileiro a vencer múltiplas partidas no lendário estádio que sediou duas finais da Copa do Mundo da FIFA.
O Peñarol quebrou a sequência de 17 vitórias do Flamengo em casa na CONMEBOL Libertadores, a terceira maior sequência de vitórias de uma equipe em casa na história da competição. Além disso, as duas últimas derrotas do Mengão como local foram contra o Peñarol (2024 e 2019). El Carbonero não sofreu nenhum gol nas cinco partidas que disputou contra o Rubro-Negro na competição (4V 1E).
Javier Cabrera, do Peñarol, marcou o terceiro gol de sua carreira na CONMEBOL Libertadores e o segundo em solo brasileiro (hoje no Maracanã e em 2023 no Neo Quimica Arena contra o Corinthians). O uruguaio jogou três partidas no Brasil nesta competição e só não marcou gol contra o Fluminense no Rio de Janeiro, nas oitavas de final de 2023.
Pela primeira vez em sua história, o Flamengo escalou mais jogadores não brasileiros (6) do que brasileiros (5) em uma partida da Libertadores. No entanto, todos os onze titulares são de países da CONMEBOL (três uruguaios, um argentino, um chileno e um equatoriano).