central de jornalismo

Procurador quer ‘relatório técnico’ sobre viabilidade de liberar Lula para velório e enterro de irmão

O procurador da República Januário Paludo, da 4ª Região, afirmou à juíza Carolina Lebbos, da Vara de Execuções Penais de Curitiba (PR), que é necessário aguardar um relatório técnico sobre a viabilidade de eventuais deslocamentos e escolta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao velório do irmão, Genival, morto nesta terça (29).

O petista já apresentou dois pedidos para comparecer ao sepultamento, previsto para esta quarta-feira (30), em São Bernardo do Campo (SP). A solicitação está baseada no artigo 120 da Lei de Execução Penal. Para decidir sobre a liberação ou não de Lula, entretanto, a magistrada havia pedido parecer do Ministério Público Federal.

Para o procurador, “há necessidade de se aguardar o relatório técnico sobre a viabilidade operacional de se efetuar o deslocamento do apenado mediante escolta e com as garantias de segurança e incolumidades devidas em curto espaço de tempo, protesto por nova vista tão logo apresentado o citado relatório”. Não há previsão para isso.

Vavá

Genival Inácio da Silva, o Vavá, morreu de câncer aos 79 anos, nesta terça, em São Paulo. Ele era o irmão mais velho de Lula. O velório deve começar ainda nesta terça-feira e o sepultamento previsto para a manhã de quarta no Cemitério Pauliceia, em São Bernardo. Condenado no caso do triplex de Guarujá (SP), o ex-presidente está preso em Curitiba.

“O pedido se pauta por clara correlação fática à previsão legal, que expressamente prevê o direito do cidadão em situação de encarceramento sair temporariamente do estabelecimento em que se encontra na hipótese de falecimento de irmão – como é o caso – dentre outras”, afirmou a defesa no pedido feito a Carolina Lebbos.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Veja também

central de jornalismo

Lorem ipsum dolor sit amet, consect adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore

Últimas Notícias

NewsLetter

Se increva na newsletter da Central de Jornalismo e receba e seja o primeiro a saber de tudo.

Copyright © 2024. Todos Direitos Reservados. Mantido por Nyx Marketing

plugins premium WordPress