GDF fará ação de acolhimento da população em situação de rua no Plano Piloto nesta quarta (11)

Fonte: Agência Brasília Operação está programada para ser feita em dois dias, com a participação de 15 pastas e órgãos do governo; acolhidos serão encaminhados para os atendimentos necessários O Governo do Distrito Federal (GDF) fará um reforço na oferta de acolhimento e assistência social a pessoas que estão instaladas nas proximidades do Centro Pop da Asa Sul. A iniciativa integra o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil do GDF. A ação está programada para começar às 9h desta quarta-feira (11) e envolve as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Saúde (SES-DF), de Educação (SEE-DF), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), de Segurança Pública (SSP-DF), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Novacap, a Codhab, o Detran-DF, a Polícia Militar, Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar. No decorrer de toda a semana, as secretarias realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios no local, mapeando o público que será atendido e suas demandas. *Com informações da DF Legal

Maricá receberá etapa da Olimpíada de Robótica regional; confira!

Fonte: Maricá info O município de Maricá vai sediar nos dias 14 e 15 de setembro a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. O evento acontecerá na rua Jovino Duarte, ao lado do fórum de Maricá, em Araçatiba, região central da cidade.Serão dezenas de equipes disputando a regional da competição de nível nacional. O evento começa cedo, às 7h30 com credenciamento e se estende ao longo de todo o dia. Unidades de ensino de Maricá possuem unidades que estimulam o estudo de robótica, sendo o CEPT Leonel Brizola, em Itaipuaçu, a escola da rede com um laboratório destinado para a robótica. O ensino de robótica nas escolas públicas é essencial para preparar os estudantes para o futuro tecnológico. Ele desenvolve habilidades em programação, eletrônica e mecânica, além de estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas. Ao trabalhar com robôs, os alunos aprendem a criar soluções inovadoras e a pensar de forma lógica e criativa. Além disso, a robótica promove a inclusão social e digital, oferecendo a estudantes de diferentes origens acesso à tecnologia de ponta. Essa formação os prepara para carreiras em áreas em crescimento, como automação e inteligência artificial, ampliando suas oportunidades no mercado de trabalho.

Projetos para crianças e adolescentes pautam o Plenário nesta terça

Fonte: Agência Senado Crianças e adolescentes são o foco dos três projetos de lei que compõem a pauta do Plenário do Senado nesta terça-feira (10). A partir das 14h, os senadores passam a deliberar sobre o PL 557/2020, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir a obrigatoriedade de abordagens fundamentadas nas experiências e nas perspectivas femininas nos conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio. A proposta, que recebeu parecer favorável da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) na Comissão de Direito Humanos (CDH) e na Comissão de Educação (CE), também institui a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História, a ser comemorada nas escolas de educação básica. De acordo com o texto, oriundo da Câmara dos Deputados, as abordagens femininas devem incluir aspectos da história, ciência, arte e cultura do Brasil e do mundo, de forma a destacar contribuições de mulheres nas áreas científica, social, artística, cultural, econômica e política. Atendimento psicossocial Outro projeto na pauta desta terça-feira é o PL 1.151/2023, que visa estender o atendimento médico e psicológico previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a crianças e adolescentes cujos pais foram vítimas de violência grave ou foram presos. Atualmente, o atendimento médico e psicológico a crianças e adolescentes é garantido a menores de 18 anos vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão. A matéria recebeu parecer favorável na CDH e na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), sob relatoria, respectivamente, dos senadores Professora Dorinha Seabra (União-TO) e Paulo Paim (PT-RS). Semana Cultural Por fim, o PL 1.825/2023 , oriundo da Câmara dos Deputados, institui a Semana Cultural Interescolar nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, a ser promovida anualmente no mês de outubro. De acordo com o projeto, a semana fará parte do calendário escolar e deverá ser aberta à participação dos pais de alunos e à respectiva comunidade. Ainda pelo texto, será incentivada a participação voluntária de artistas e representantes da cultura popular. Na CE, a proposta recebeu parecer favorável da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Para ela, “votar pela criação de uma Semana Cultural Interescolar é investir no futuro de nossas crianças e jovens, proporcionando-lhes uma educação holística e diversificada que vai além do currículo tradicional”.

plugins premium WordPress