Dois dias inesquecíveis para celebrar e valorizar a cultura afro-brasileira e a consciência negra. Assim, promete ser a 6ª edição do FYAH Cultura Black, que acontece entre os dias 19 e 20 de novembro em Brasília. O encontro, marcado pela qualidade musical, será no Estacionamento 1 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, ao lado do Pavilhão do Parque. A entrada é franca! Basta retirar os ingressos no portal Sympla.
A data não poderia ser mais simbólica, justamente no mês em que se celebra o Dia Nacional de Zumbi – um dos líderes do Quilombo dos Palmares e herói da resistência dos escravos – além do Dia da Consciência Negra.
“Sinto um orgulho imenso ao ver o quanto nosso projeto cresceu desde a primeira edição”, destaca o idealizador do FYAH Cultura Black, Tony Guardieiro.
“Com o objetivo de engrandecer a cultura negra, buscamos não apenas fortalecer a presença de seus ritmos, mas também proporcionar um espaço onde suas raízes e mensagens sejam celebradas e amplificadas”, defende.
Entre as atrações deste ano estão, diretamente da Inglaterra, o Steel Pulse, uma das bandas mais aclamadas do reggae mundial, além das forças nacionais Rapadura, Puro Suco, Roig, Vibração do Cerrado, Cambio Negro e Jah Live.
“Fazer parte desta edição do Festival Fyah junto com o Steel Pulse, banda que coincidentemente faz parte da nossa história, é uma satisfação enorme”, comenta o baterista do Jah Live, Martin Barreiro.
Será uma festa contagiante marcada pelo reggae, rap e o hip hop, que em 2023, por meio de um decreto do Governo Federal, ganhou um dia especial só para ele. Agora, todo dia 11 de agosto, se celebra em todo o país o Dia Nacional do Hip-Hop.
“Esse momento especial carrega ainda mais significado para o FYAH, pois reforça o compromisso do evento com o reconhecimento e a valorização da cultura negra”, defende Tony Guardieiro.
“O hip-hop é hoje o gênero mais ouvido do mundo, refletindo o poder e a importância da cultura negra e lutamos para que o reggae um dia também alcance esse lugar de destaque”, destaca o produtor.
Seis anos de sucesso
Caminhando para sua 6ª edição, o FYAH Cultura Black nasceu em 2018 e já passou por alguns dos mais icônicos cenários de Brasília, como o Estádio Nacional e o estacionamento do Teatro Nacional. A edição de 2023 do festival, realizada no Teatro de Arena do CAVE, no Guará, reuniu mais de 10 mil espectadores, evidenciando a importância de eventos que honrem e valorizem a cultura negra.
Ao longo desses seis anos de existência, o FYAH Cultura Black contou com a presença de grandes nomes da música nacional e internacional, como Groundation (EUA), Dezarie (Ilhas Virgens), Mato Seco (SP), Djonga (MG), Negra Li (SP) e MC Marechal (RJ), artistas que contribuíram para fazer de cada edição uma experiência única. Que o diga David Hinds, membro fundador do Steel Pulse.
“Este evento é de grande importância para o Brasil e para a diáspora”, chama atenção o artista, que gosta da energia do público brasileiro. “Estou ansioso para realizar todos os nossos sucessos que ecoem os sentimentos da luta. Se Brasília estiver perto da recepção que temos quando nos apresentamos em Salvador, então só posso esperar passar momentos agradáveis que guardarei com carinho”, torce.
O projeto é uma realização do Instituto Casa da Vila e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, por meio do termo de fomento Nº 155/2024 e do Sindicato dos Bancários de Brasília (Bancários DF).
Programação completa
19/11 – Terça-feira (Véspera de Feriado)
Abertura dos Portões: 19h
Atrações:
DJ Ocimar
Câmbio Negro
Rapadura
Puro Suco
Roig
20/11 – Quarta-feira (Feriado)
Abertura dos Portões: 15h
Atrações:
Odara Kadiegi
Steel Pulse (Inglaterra)
Jah Live