China manda recado para os EUA e diz que não vai recuar

Após sinalizar disposição para o diálogo, o governo chinês declarou nesta quinta-feira (10) que não cederá na disputa tarifária com os Estados Unidos, acusando o país norte-americano de se posicionar contra a comunidade internacional.

Em comunicado, a Embaixada da China em Washington reforçou que “não recuaremos” e destacou que o governo liderado por Xi Jinping não teme provocações.

O ministro do Comércio da China também se pronunciou, afirmando que “lutaremos até o fim” e acusando os EUA de minarem as normas do comércio global. Ele acrescentou que a administração Trump está apenas colecionando adversários ao redor do mundo.

“Os EUA estão se opondo ao restante do mundo ao utilizarem tarifas como instrumentos de pressão máxima em benefício próprio”, afirmou o ministro.

Ele ressaltou que, embora a China continue disposta a dialogar, qualquer negociação deve ocorrer com base no respeito mútuo e em condições de igualdade.

“Se os EUA insistirem em uma guerra comercial, a China resistirá até o fim. Pressões, ameaças e chantagens não são formas aceitáveis de lidar com a China. Não permitiremos, sob nenhuma circunstância, que nossos direitos e interesses legítimos sejam violados, nem que se destrua o sistema multilateral de comércio e suas regras”, finalizou o ministro.

plugins premium WordPress