Diego Zeidan foi eleito neste domingo (7) como novo presidente estadual do Partido dos Trabalhadores no Rio de Janeiro, com 62,2% dos votos. Atual vice-prefeito de Maricá, Zeidan sucede João Maurício, que comandava o diretório fluminense desde 2019. O novo mandato se estenderá até 2028.
Com 31 anos, Zeidan é filho do ex-prefeito de Maricá Washington Quaquá e da deputada federal Zeidan Lula (PT-RJ). Filiado ao partido desde os 16, iniciou sua militância no movimento estudantil e já foi secretário de Juventude do PT.
Em sua primeira fala após a vitória, Zeidan afirmou que sua gestão será marcada pela reconstrução partidária e pelo fortalecimento das bases: “Vamos construir o partido junto com as lideranças do interior, com os mandatos e, principalmente, com a militância. Queremos o PT forte, nas ruas, ao lado do povo trabalhador”.
A eleição foi parte do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT, que definiu novas direções estaduais e municipais em todo o país. No Rio, votaram cerca de 12 mil filiados e filiadas.
A vitória de Zeidan consolida o grupo político liderado por Quaquá no estado. O ex-prefeito de Maricá é vice-presidente nacional do partido e uma das principais figuras do PT fluminense.