A escolha do próximo presidente nacional do PT só deve acontecer em 2025, mas o partido já passa por uma intensa movimentação em seus bastidores para definir o próximo ocupante do cargo.
Fonte: Band News
Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, a atual presidente nacional do partido, a deputada federal Gleisi Hoffmann, garante que vai trabalhar pela unidade da legenda. A pestista ainda defendeu que o próximo ocupante do cargo seja de alguém da região Nordeste.
“Eu acho justo e natural ter um nome do Nordeste pela importância política da região para o PT”, disse Gleisi. “Foi lá que o presidente Lula teve a maioria dos votos em 2022 e é lá que temos quatro governadores”, acrescentou, ao se referir ao Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Piauí, Estados que os chefes do Executivo são do PT.
Entre os nomes da região Nordeste que já demonstrou interesse em assumir a presidência do PT é o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (CE). No entanto, o presidente Lula já colocou a sua preferência: o prefeito de Araraquara (PT), Edinho Silva, com Gleisi assumindo uma pasta em sua gestão, possivelmente na Secretaria-Geral da Presidência.
Entretanto, Lula vem demonstrando preocupação com o futuro do PT, pois a nova direção é a que vai conduzir o partido nas eleições de 2026, quando ele não descarta disputar a reeleição.
Na próxima disputa presidencial, pessoas próximas a Lula acreditam que em uma eleição acirrada contra o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que, mesmo inelegível até 2030, segue mostrando, em pesquisas de intenção de voto, ainda ter força política.