Na noite da última terça-feira (13), o Circo Voador, na Lapa, foi palco do lançamento das chapas Nova CNB e CNB Favela, que marcam as candidaturas de Washington Quaquá à presidência nacional do PT, Diego Zeidan à presidência estadual e Alberis Lima à presidência do diretório carioca do partido.
Com clima de festa e mobilização, o evento reuniu mais de 10 mil pessoas, consolidando-se como uma das maiores atividades petistas do estado nos últimos anos.A atividade contou com a presença de importantes lideranças políticas, como os deputados estaduais Zeidan e Renato Machado, o deputado federal Dimas Gadelha, o atual presidente estadual do PT, Joãozinho, além dos vereadores cariocas Márcio Santos e Felipe Pires.
Além do lançamento político, o evento teve muita atração cultural, com apresentações do grupo Funk das Antigas, da tradicional escola de samba União de Maricá e do Samba do Trabalhador, que embalaram o público em uma celebração que misturou política, identidade popular e resistência cultural.
Quaquá, prefeito de Maricá e atualmente é vice-presidente nacional do PT, destacou a importância da mobilização de base e da ocupação popular nos espaços do partido: “Queremos um PT de massas, conectado com a periferia, com os trabalhadores e com a cultura do povo brasileiro. A Nova CNB nasce para isso: renovar sem romper com a nossa história”, afirmou.
Alberis Lima, candidato a presidência municipal do PT do Rio falou sobre a importância da inscrição das chapas “Nosso partido nasceu pelas mãos de trabalhadores e trabalhadoras que desejavam construir uma vida digna. É nas favelas, nos bairros populares, nas trincheiras do povo, que o PT precisa estar presente de forma viva, orgânica e comprometida. O que mais representa isso nesse momento é Nova CNB e a CNB Favela.”
Já Diego Zeidan, em seu discurso, destacou o simbolismo de sua candidatura, que pode torná-lo o presidente estadual de partido mais jovem do Brasil. Para ele, a Nova CNB representa “um movimento de renovação geracional e política, que não se desconecta da base, mas que retorna com força às favelas e periferias, com coragem para ousar e construir um novo tempo para o PT no estado do Rio”.
Nos próximos dias, os candidatos devem rodar por todo o estado em busca de apoio da militância petista. As eleições do partido acontecem no dia 6 de julho e vão definir os novos rumos da legenda em níveis nacional, estadual e municipal.