Com promessa de era de ouro, o republicano Donald Trump discursou para apoiadores na Flórida como presidente eleito dos Estados Unidos na madrugada desta quarta-feira. “Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América”, declarou o republicano.
Trump disse que os americanos deram a ele um mandato poderoso e sem precedentes e classificou a vitória como o maior movimento político de todos os tempos. “Nós vamos começar a colocar a América em primeiro lugar. Juntos, podemos fazer com que a América seja grande novamente. Eu não vou decepcioná-los.”
Imigração ilegal
No novo governo, Donald Trump prometeu consertar tudo o que, segundo ele, está de errado nos Estados Unidos, começando pela fronteira e pela segurança nacional. “E, agora, vamos chegar a um novo nível de importância, porque vamos ajudar nosso país a se curar. Nosso país precisa de ajuda urgente”, disse. Ainda falando sobre imigração, afirmou que os Estados Unidos precisam fechar suas fronteiras.
O presidente eleito esclareceu que isso não impede que as pessoas continuem a ir para o país, mas enfatizou que elas devem entrar de forma legal no território norte-americano. Durante a campanha, Trump prometeu fazer a maior deportação em massa da história dos Estados Unidos. Ele também acusou países da América Central e do Sul de enviar criminosos para o território norte-americano.
Diversas vezes nos últimos meses, o republicano relacionou a imigração ilegal a um suposto aumento da criminalidade nos Estados Unidos. No discurso, Trump prometeu que não vai descansar até devolver “a América segura e próspera que merecemos”.
Fonte: G1 e Reuters