Para diminuir o queixo duplo, pode-se fazer exercícios localizados para o pescoço, aplicar cremes firmadores ou fazer um tratamento estético como a radiofrequência no pescoço, por exemplo.
No entanto, apenas a cirurgia plástica é que consegue eliminar totalmente a ‘papada’, conferindo uma aparência mais fina e uniforme ao rosto ou pescoço.
O queixo duplo é composto de excesso de pele e de gordura na região entre o queixo e o pescoço, sendo muito comum em pessoas com excesso de peso e também em pessoas que perderam muito peso. Esta papada pode surgir em homens e mulheres, frequentemente a partir dos 45 anos.
Como eliminar o queixo duplo
Para reduzir a papada e ficar com um pescoço mais fino, pode-se fazer:
1. Fazer um tratamento estético
Existem alguns tratamentos estéticos que podem ajudar na diminuição do queixo duplo, e alguns dos mais utilizados incluem:
- Radiofrequência: é uma técnica que ajuda a diminuir a gordura localizada, ajudando a tornar a pele mais firme, pois liberta a gordura e aumenta a circulação do sangue.Nesta técnica é aplicado um gel no queixo, deslizando um aparelho sobre o gel com movimentos circulares e os resultados são progressivos. Saiba mais sobre a Radiofrequência.
- Aplicação de ácido deoxicólico: este ácido é feito a partir de uma molécula que existe naturalmente no organismo, proveniente dos ácidos biliares, e tem a ação de derreter a gordura no organismo. É um procedimento feito por profissionais habilitados, e quando aplicados na região desejada, causam uma reação inflamatória local que ajuda a diminuir a gordura e a flacidez.
- Criolipólise: é um tratamento estético que age resfriando a região tratada a baixas temperaturas, cristalizando a gordura localizada, que é eliminada naturalmente pela circulação linfática. Entenda como funciona a Criolipólise.
Além destes tratamentos, podem ser feitas sessões de drenagem linfática no rosto, o que ajuda a eliminar as células de gordura e diminuir o inchaço da papada.
2. Fazer uma cirurgia plástica no pescoço
A lipoaspiração do queixo é uma cirurgia estética onde é aspirada a gordura em excesso do queixo através de pequenos orifícios e, normalmente é feita em pessoas com excesso de peso.
Em alguns casos, a lipoaspiração não é a solução e é preciso também fazer um lifting de rosto para remover o excesso de pele desta região, como acontece em pessoas mais velhas ou que emagreceram muitos quilos. Saiba tudo sobre esta cirurgia estética que torna o rosto mais jovem e bonito.
Estas cirurgias custam em média 5 mil reais e são feitas com anestesia local, não sendo preciso internamento e a recuperação é rápida, demorando em média 2 semanas. Após a cirurgia pode surgir um pouco de inchaço e manchas escuras nos primeiros dias e, para ajudar a recuperar bem é importante colocar uma faixa de compressão no rosto e fazer drenagem linfática na primeira semana.
3. Exercícios para o pescoço
Deve-se fazer exercícios localizados para o pescoço que ajudem a esticar o rosto e a diminuir a flacidez do pescoço e, alguns bons exercícios incluem:
Exercício 1 | Exercício 2 |
1. Sentar com as costas retas | 1. Sentar com as costas retas |
2. Inclinar a cabeça para trás e olhar para o teto | 2. Puxar os lábios contra os dentes, ficando com os cantos da boca voltados para baixo |
3. Apontar os lábios em direção ao teto, fazendo beicinho, durante 10 vezes | 3. Ficar nesta posição durante 10 segundos, 5 vezes. |
???Estes exercícios ajudam a exercicitar o músculo platisma e o esternocloidomastoideo, que se localizam no pescoço e sustentam o queixo duplo e, devem ser feitos diariamente.
4. Aplicar cremes firmadores
Para eliminar a papada, pode-se aplicar cremes firmadores, com efeito tensor, pois são ricos em colagênio, vitaminas e elastina e dão mais firmeza à pele, diminuindo a flacidez.
Os cremes devem ser aplicados 3 vezes por semana no pescoço, preferencialmente à noite, sobre a pele limpa e seca e, deve ser removida 5 minutos depois. Conheça o Melhor creme para flacidez.
Como disfarçar a papada
Alguns formas de disfarçar o queixo duplo, incluem:
- Usar maquiagem: deve-se usar um pó mais escuro do que o tom de pele para acentuar a mandíbula e aplicar máscara nos olhos para que estes pareçam maiores, focalizando a atenção nos olhos e desviando a atenção do restante rosto e, por isso, deve-se optar por batons claros e neutros.
- Ter o cabelo na altura dos ombros: o cabelo deve estar depois dos ombros, pois cabelos que toquem no pescoço chamam atenção para a papada ou que sejam muito compridos alongam o rosto
- Usar barba: no caso dos homens, a barba cuidada ajuda a disfarçar a papada;
- Evitar colares: quem tem papada, não deve colocar colares no pescoço mesmo que não sejam justos, pois cativa a atenção das pessoas;
- Manter uma postura ereta: permanecer com as costas esticadas, jogando os ombros para trás e mantendo as costas retas, ajuda a que não se acumule gordura no pescoço;
- Optar por roupa que tape o pescoço: Para tapar a papada pode-se optar por usar blusas com gola ou colocar um lenço ou cachecol.
Estas são apenas técnicas que podem ajudar a disfarçar o queixo duplo, porém não o eliminam.