central de jornalismo

Petrobras fraudou dados de impacto ambiental, diz ibama

Diferença entre os números apresentados em relatório e os fornecidos pela estatal apresentam uma diferença de 1.925%

Relatórios técnicos do  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Federal (PF) apontariam que a Petrobras forneceu informações falsas sobre a contaminação da água. As informações dizem respeito à plataforma P-51, localizada na bacia de Campos, litoral do Rio de Janeiro. A informação é de reportagem publicada no jornal O Globo nesta segunda-feira (5). Conforme a publicação, o parecer frauda o real impacto ambiental provocado pela extração de petróleo, já que nos relatórios a empresa subavalia a quantidade de óleos e graxas despejados no oceano.

Os resultados reais da contaminação são muito superiores aos apresentados pela estatal, chegando a ser 1.925% maior. De acordo com a empresa, o método utilizado para medir os impactos ambientais é o mesmo desde 1986. Em 2015, o Ibama solicitou uma mudança na medição, mas as negociações para a assinatura de um termo de compromisso para se adequar as novas regras já duram 6 meses.

As investigações iniciaram em uma Operação do Ministério Público do Trabalho que apurava irregularidades trabalhistas. O Ibama afirmou que está discutindo com a Petrobras um termo de compromisso com aperfeiçoamentos no sistema de água de produção de um conjunto de plataformas na Bacia de Campos.

Veja também

central de jornalismo

Lorem ipsum dolor sit amet, consect adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore

Últimas Notícias

NewsLetter

Se increva na newsletter da Central de Jornalismo e receba e seja o primeiro a saber de tudo.

Copyright © 2024. Todos Direitos Reservados. Mantido por Nyx Marketing

plugins premium WordPress