Crônica S/A: Asa Norte Livre

Por Vicente Sá
Para Ana Suassuna

Central de Jornalismo
27 de outubro de 2022

Quando menino, eu ouvi a expressão: “seguro morreu de velho, desconfiado até hoje é vivo”. Mesmo sem entender direito, gostava.
Outro dia, e é aqui que a história engatinha, ouvi de um amigo das antigas, que foi lutador de judô na nossa adolescência e hoje trabalha no Serviço de Inteligência do Governo, se é que este governo tenha alguma inteligência, um papo que mostrou que esse conceito ainda é usado.
Manoel, ou Maneco, como a gente o chamava na época do Cabeças, me procurou e num banco, onde um dia vai ser uma praça, na 710 Norte, me perguntou, apreensivo, se eu estava envolvido com a independência da Asa Norte.
Diante da minha cara de espanto, explicou que eles estão monitorando um grupo que planeja, há dois anos, tornar a Asa Norte um país. Este grupo, que utiliza a internet dark, republica minhas crônicas e exalta a liberdade. Segundo Maneco os revolucionários já conseguiram a adesão da Vila Planalto e do Paranoá e estão montando até um gabinete de governo.

  • A coisa tá séria pro teu lado, Vicente. Nonato Veras, teu parceiro, seria indicado para o Ministério da Música. O Fino, do Liga Tripa, cuidaria da Secretaria de Agricultura Caseira Alternativa e um outro amigo seu, Pedro Cesar Batista, seria Ministro da Cultura.
    Eu não sabia se ria, temia ou comemorava. E ele continuou.
  • Até um hino da Asa Norte Livre está sendo composto com uma letra psicografada de João Bahiano e música de Caloro, do Liga Tripa, e será gravado por Célia Porto, com arranjo de Rênio Quintas. Tudo gente que você conhece, e assim, tudo te complica.
    Eu, agora já um pouco preocupado, levei o Maneco até a venda de dona Lurdes e comprei duas latinhas, pois é sabido que o brindar de uma cerveja não só rima como facilita nossa defesa.
    E foi aí que ele concluiu:
  • Mas tem o outro lado. A nossa análise final diz que o Lula vai ganhar a eleição e que esses movimentos separatistas perderão força. Mas ainda falta uma semana, então fique alerta. Sou teu amigo e por isso vim de avisar.
    Com a chave do carro na mão Maneco riu e de disse como quem faz a última piada do show:
  • O Filósofo da Asa Norte, teu mentor intelectual, terá o Ministério da Filosofia para comandar, já você, mesmo considerado, não terá cargo nenhum. Tá vendo como é que é?
    E já fechando o vidro do carro disse:
  • Oficialmente, nós nunca nos vimos. Se cuida, adeus.
    E como na Asa Norte e nas minhas crônicas a vida não para, assim que Maneco saiu o Filósofo chegou.
    Sentou ao meu lado e sorriu largo, contente.
  • Conheço esse cara e imagino que ele veio de falar do movimento. Liga não. A Asa Norte, no seu modo de ser, já é independente. E pra fechar alegre tua crônica, te falo um poema de B. Maranhão:
    “Se queres mudar a cor da vida, pinta ela com tua lida.”
    Aceitei o poema e caminhei com ele. Mas confesso que gostei da bandeira que meu neto fez e esse hino, que eu soube que é samba, vai ficar é bom!
    Bom domingo
    Vicente Sá
    Ilustração de Guilherme Leão

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *