Cirilo-Secretário do Trabalho de Macapá quer criar o “Cartão Desemprego”

Central de Jornalismo

O gestor público Cirilo Fernandes que ocupa a pasta do trabalho e inovação da prefeitura de Macapá esteve nos últimos em Brasília de onde desembarcou
com muitas novidades. Dentre elas, a proposta para a criação de benefício social através de emendas parlamentares dos atuais e novos representantes eleitos na bancada federal do Amapá, para ajudar os desempregados na capital do estado.
Para ilustrar melhor essa iniciativa,
Cirilo inicia indagando sobre as razões para adoção da medida fazendo questionamento bem pertinente:
… Porque criar o cartão S. O. S.-EMPREGO? E responde… Porque o idoso tem o benefício da gratuidade no transporte público e, em geral mais a aposentadoria;
O jovem desfruta do direito ao passe estudantil;
O trabalhador tem o vale-transporte.
Tudo isso é muito justo. Só que nesse processo há outro cidadão que também precisa desse apoio social e não o tem…
É o desempregado. Ele não possui renda, não tem vale-transporte, não pode usar o passe estudantil e sequer usufruir da gratuidade no transporte público.
E aí como entregar currículos? Como ir a uma entrevista de emprego?
Sem chance. Falta o dinheiro da passagem e até um pequeno crédito no celular para receber uma ligação ou e-mail.
Por isso a SEMTRADI (Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento e Inovação) com apoio de outros setores de ação social da prefeitura, vai apresentar o projeto revolucionário DO ” CARTÃO S.O.S EMPREGO” Esse benefício social será disponibilizado ao trabalhador que procura uma recolocação no mercado de TRABALHO, após ser devidamente cadastrado. A ideia é oferecer o crédito não reembolsável de 50 reais para ser usado no transporte público por mês e para o recarregamento do celular.
O cartão terá ainda as funções de débito e crédito sem nenhuma taxa para que o cidadão desempregado posso utilizá-lo no recarregamento do celular outras vezes, por sua conta, receber pix ou, realizar outras operações bancárias que o ajude até voltar para um novo emprego formal.
Em relação a isso a SEMTRADI vai oportunizar seus cursos, listas de vagas, qualificação e requalificação da mão de obra inclusive nas áreas do petróleo e até fazer o preenchimento de currículos com cópias e inserção nos bancos de dados da secretaria para serem consultados por empregadores interessados.

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *