Casos de dengue aumentam 170% no Brasil no começo do ano

Brasília, Minas Gerais e Acre instauram alerta devido ao avanço da doença; no DF, crescimento em janeiro chega a 656,5%. Com o anúncio do Distrito Federal desta quinta-feira, ao menos três estados brasileiros já anunciaram o decreto de emergência devido ao avanço da dengue.

O Brasil registrou, nas primeiras três semanas epidemiológicas deste ano, 120.874 casos de dengue, o que representa um aumento de 170% em relação aos 44.752 casos registrados no mesmo período do ano passado. O país já tem também 12 mortes suspeitas por dengue só em 2024.

O Distrito Federal e Minas Gerais e Acre chegaram a decretar situação de emergência pelo aumento no número de casos de dengue e chikungunya nas primeiras semanas do ano.

Em São Paulo, entre os dias 1 e 20 de janeiro de 2024, o estado registrou 10.728 casos de dengue. O número já é mais que o dobro do registrado no mesmo período no ano passado, quando foram contabilizados 3.299 casos confirmados da doença.

O estado também já confirmou quatro mortes pela dengue, segundo o último balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Duas mortes foram registradas em Pindamonhangaba, uma em Jacareí e outra em Bebedouro, cidades do interior de São Paulo.

O Ministério da Saúde afirmou que, desde o ano passado, estados e municípios estão em constante monitoramento e alerta quanto ao cenário epidemiológico do Brasil, coordenando uma série de ações para o enfrentamento das arboviroses, unindo esforços e trabalhando pela conscientização sobre medidas de prevenção em todo o território nacional.

“Diante do aumento do número de casos de dengue no Brasil, ressaltamos que o momento é de intensificar os cuidados e unir esforços para eliminar os focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. Essa é a principal forma de evitar a transmissão das doenças. Não deixar água parada e estar atento aos locais que podem se tornar criadouros do mosquito em casa é fundamental, já que cerca de 75% dos focos estão dentro dos domicílios brasileiros”, afirma a pasta.

O governo federal também orienta que a população procure atendimento médico imediato em caso de sintomas como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceiras ou vermelhidão nos olhos. A dengue tem tratamento disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo país.

O Ministério da Defesa colocou militares do Exército à disposição do Ministério da Saúde nas ações de combate à dengue.

De acordo com o Ministério da Saúde, 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via SUS a partir de fevereiro. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *