Governo Federal inaugura Laboratório de Análise de Águas para enfrentamento da poluição hídrica no Nordeste

Fonte: ministério da Ciência e da tecnologia

Espaço tem o objetivo de se tornar um polo importante para a análise da água e o desenvolvimento de soluções para o tratamento de efluentes, com foco especial no polo têxtil do agreste nordestino

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), inaugurou, nesta segunda-feira (16), o Laboratório de Análise de Águas (LANA), na sede do centro, no Recife (PE).

 “A inauguração do laboratório é um avanço essencial para enfrentarmos os desafios da poluição hídrica. O novo laboratório ampliará nossos esforços e contribuirá para a sustentabilidade ambiental na região”, comemorou a diretora do CETENE, Giovanna Machado.

O espaço tem o objetivo de se tornar um polo importante para a análise da água e o desenvolvimento de soluções para o tratamento de efluentes, com foco especial no polo têxtil do agreste nordestino.

O CETENE explica que o agreste de Pernambuco é um dos maiores polos de confecção do mundo, produzindo cerca de 800 milhões de peças anualmente. Cidades como Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe abrigam mais de 24 mil pequenos empreendedores e geram aproximadamente R$ 5 bilhões por ano. No entanto, a poluição hídrica resultante das operações têxteis, incluindo o impacto de corantes e metais pesados, representa um problema significativo para a região.

Segundo o centro, com o LANA e o Laboratório de Bioprocessos (LaBio), estrutura já existente na instituição, serão realizadas análises físico-químicas e microbiológicas da água, de maneira a impulsionar a pesquisa aplicada para enfrentar desafios, como a poluição por microplásticos e efluentes industriais.

Além da diretora do centro, a cerimônia ainda contou com a presença da diretora do Centro de Tecnologias Minerais (CETEM), Silvia França; e a professora doutora Maria de Lourdes Florêncio dos Santos, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Toritama

No último mês, o CETENE realizou a coleta de amostras de água no Rio Capibaribe, em Toritama (PE). O objetivo é definir pontos de coleta periódica para avançar no desenvolvimento de tecnologias para eliminar a poluição causada pelo descarte inadequado de efluentes sem tratamento.

Atualmente, a tecnologia de fotocatálise heterogênea está sendo testada para remover corantes e microplásticos dos efluentes têxteis. O projeto, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), visa desenvolver uma unidade móvel de tratamento de efluentes, com a meta de alcançar o Nível de Prontidão Tecnológica 6 (TRL 6) até dezembro de 2025.

central de jornalismo

Lorem ipsum dolor sit amet, consect adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore

NewsLetter

Se increva na newsletter da Central de Jornalismo e receba e seja o primeiro a saber de tudo.

Copyright © 2024. Todos Direitos Reservados. Mantido por Nyx Marketing

plugins premium WordPress