Tomate ajuda a preservar pulmão de quem já fumou

Novidade consta em estudo recente publicado na revista “European Respiratory Journal”

Tomate ajuda a preservar pulmão de quem já fumou
A novidade, que está em um estudo recente publicado na revista “European Respiratory Journal”, é que é possível, apenas com boa dieta, desacelerar essa perda progressiva de função, que costuma acontecer a partir dos 30 anos. No caso, “boa dieta” seria aquela que inclui três porções de frutas frescas e/ou dois tomates ao dia.

O estudo, feito com 680 pacientes europeus ao longo de dez anos, avaliou o desempenho deles em um teste de espirometria, que afere tanto o volume de que uma pessoa consegue inspirar e expirar, quanto a velocidade com que esses movimentos são executados. O consumo de frutas foi investigado a partir das respostas a questionários de frequência alimentar

A conclusão do estudo é que todos podem tirar vantagem de uma dieta rica em frutas como banana, maçã e, especialmente, tomate. Mas o efeito pulmonar é particularmente evidente em ex-fumantes, apontam os pesquisadores.

“É possível que o dano causado pelo fumo seja atenuado ou reparado graças ao consumo regular de frutas”, disse a pesquisadora Vanessa Garcia Larsen, da Universidade Johns Hopkins, participante do estudo. “A dieta pode se tornar uma maneira de combater problemas de saúde em alta, como a DPOC [doença pulmonar obstrutiva crônica].”

 

*Com informações da Folhapress.

central de jornalismo

Lorem ipsum dolor sit amet, consect adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore

NewsLetter

Se increva na newsletter da Central de Jornalismo e receba e seja o primeiro a saber de tudo.

Copyright © 2024. Todos Direitos Reservados. Mantido por Nyx Marketing

plugins premium WordPress