O evento de aniversário de 45 anos do PT começou nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro. Além de rodas de conversa entre os parlamentares-chave do partido, a celebração inclui uma feira com produtos artesanais, uma exposição sobre a história da legenda e algumas menções ao governo atual.
“É uma festa para a militância do PT, que sempre foi aguerrida, nunca baixou a cabeça e está sempre disposta a defender Lula e o partido”, disse a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, durante a abertura do evento.
O presidente do PT-RJ e vice-prefeito de Maricá, João Maurício (Joãozinho), também falou sobre a importância da festa e o protagonismo militante.
“A história do PT se confunde com a dos trabalhadores e trabalhadoras deste país, porque todas as grandes conquistas do povo trabalhador têm a ver com a história do PT, o que muito nos orgulha”, explicou.
Grande presente
Durante o discurso, Gleisi Hoffmann afirmou que considerou um “grande presente” para o partido a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas por participação na trama golpista. A denúncia foi oferecida nesta terça-feira pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, e será apreciada pela Primeira Turma da Corte após ser liberada pelo relator, ministro Alexandre de Moraes.