Pyongyang desenvolve míssil capaz de alcançar Europa

Alerta é de secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson

Pyongyang desenvolve míssil capaz de alcançar Europa

Coreia do Norte vai obter em breve um míssil capaz de alcançar a Europa, e os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a Rússia devem frustrar esse projeto, afirmou na quinta (21) o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, à Sputnik.

“Kim Jong-un pode obter em breve um míssil balístico intercontinental capaz de alcançar não somente Nova York ou Londres, mas também Moscou. Isso é possível. Acreditamos que isso acontecerá dentro de 6 ou 18 meses. É um problema muito real”, indicou Boris Johnson à Sputnik.

De acordo com ele, o Reino Unido e a Rússia têm problemas nas suas relações bilaterais, mas devem conjugar seus esforços para resolver a crise norte-coreana, bem como as crises na Síria e no Irã.

“Devemos resolver os problemas nas relações bilaterais, mas também devemos dizer – e eu digo isso ao ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov e ao povo russo – somos países do P5 [membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU]. Devemos trabalhar em conjunto, sempre que tal seja possível, em nome dos nossos cidadãos e do mundo inteiro. Enquanto existem áreas onde podemos cooperar, o Reino Unido e a Rússia precisam pensar nos seus interesses conjuntos”, acrescentou ele.

Ele estimou que a Rússia e o Reino Unido poderiam cooperar para resolver a crise iraniana porque a “posição britânica é muito semelhante à da Rússia”. “Ambos consideramos que é útil proteger esse acordo. Ambos vemos a necessidade de conter o aspecto militar do programa nuclear iraniano. Nenhum de nós quer ver o Irã com armas nucleares, isso não é bom para o mundo”, comunicou o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido Boris Johnson.

Segundo ele, Londres não compara Moscou com Teerã ou com Pyongyang, ele considera a Rússia como uma “potência digna de respeito” com a qual existem desacordos.

 

*Com informações da Sputnik News Brasil. 

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *