central de jornalismo

Brasil dá adeus ao maior lixão da América do Sul

Adeus estrutural

.

Em atividade desde a década de 1950, o Lixão da Estrutural – considerado o maior da América Latina e o segundo do mundo com 200 hectares de área – foi desativado neste sábado (20). O encerramento das atividades ocorre 8 anos após determinação judicial.

A partir de agora, todos os rejeitos serão despejados no Aterro Sanitário de Brasília, em Samambaia, ao lado da DF-080. Os catadores serão transferidos para cinco galpões de reciclagem com capacidade para 1,2 mil trabalhadores cada. (Entenda abaixo).

Cerimônia de fechamento do Lixão da Estrutural, em Brasília (Foto: Marília Marques/G1)Cerimônia de fechamento do Lixão da Estrutural, em Brasília (Foto: Marília Marques/G1)

Cerimônia de fechamento do Lixão da Estrutural, em Brasília (Foto: Marília Marques/G1)

A cerimônia oficial de encerramento ocorreu por volta das 9h, com a presença da diretora-presidente do SLU, Kátia Kampos, e do governador Rodrigo Rollemberg. Em ato simbólico, ele fechou o portão do lixão com correntes de ferro e cadeado.

Rollemberg disse estar emocionado com o fechamento e afirmou que os novos galpões “darão mais dignidade [aos catadores], seres humanos como nós”.

“Estamos fechando uma ferida cravada no coração de Brasília e do Brasil.”

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, em cerimônia de fechamentod o Lixão da Estrutural (Foto: Marília Marques/G1)O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, em cerimônia de fechamentod o Lixão da Estrutural (Foto: Marília Marques/G1)

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, em cerimônia de fechamentod o Lixão da Estrutural

Durante o evento, uma nuvem de fumaça cinza foi vista à distância, no local onde o lixo é enterrado. O Corpo de Bombeiros, que estava presente, informou não ser possível identificar as causas.

Veja também

central de jornalismo

Lorem ipsum dolor sit amet, consect adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore

Últimas Notícias

NewsLetter

Se increva na newsletter da Central de Jornalismo e receba e seja o primeiro a saber de tudo.

Copyright © 2024. Todos Direitos Reservados. Mantido por Nyx Marketing

plugins premium WordPress