O governador Rodrigo Rollemberg vai antecipar o pagamento dos servidores públicos do Executivo. Medida faz parte de acordo fechado com deputados distritais durante a votação da reforma da Previdência local
Cumprindo promessa feita durante as negociações para a aprovação da reforma da Previdência, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) pagará os salários dos servidores do DF referentes a janeiro até 2 de fevereiro. A medida vai beneficiar 110 mil servidores da administração direta.
Condição
A medida foi uma das condições impostas pelos deputados distritais para aprovar, em setembro, a fusão dos dois fundos que compunham a Previdência. A manobra gerou a economia de R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos. “Isso só foi possível graças a todo o esforço e todo o trabalho do governo para arrumar a casa. Tenho certeza que 2018 será o ano da prosperidade no Distrito Federal”, afirmou Rollemberg.
O governo já havia anunciado, em outubro do ano passado, que voltaria a adiantar o pagamento, quando deixou o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Durante o período, o Executivo local ficou proibido de ultrapassar o teto de 46,55% da receita com despesas de pessoal. A situação impedia a abertura de editais de concursos público, por exemplo. Para reduzir os gastos, o governo congelou 771 cargos comissionados, vedou cláusulas de acordos coletivos das empresas que previam reajustes salariais e criou regras para nomeação de servidores efetivos.