Paraná – Nuvem colorida impressiona moradores

O fenômeno é chamado de irisação, segundo explica a Somar Meteorologia
Nuvem colorida impressiona moradores no norte do Paraná

Uma nuvem colorida no céu de Ribeirão Claro, no norte do Paraná, chamou a atenção do vendedor autônomo André Luiz Nassif. O fenômeno foi registrado no domingo (28) e, segundo ele, durou cerca de 30 minutos e depois se dispersou.

“Foi muito bonito. Nunca vi algo parecido. O pessoal que estava em um restaurante chegou a parar de comer e saiu para ver”, conta André em entrevista ao G1.

Segundo a publicação, Nassif estava trabalhando em uma fazenda que atende turistas que vão até a região para conhecer o Morro do Gavião. O clima estava bem quente naquele dia e o vendedor conta que logo depois da nuvem colorida surgir no céu, ocorreu uma pancada de chuva e voltou a fazer sol.

O fenômeno é chamado de irisação, segundo explica a Somar Meteorologia. Isso ocorre devido à decomposição da luz solar em sete cores do arco-íris e se dá porque a luz incide em cristais de gelo da nuvem ou de partículas na atmosfera.

Há uma dispersão de luz solar na atmosfera e, em alguns momentos do dia, o ângulo entre o sol e o horizonte é inferior a 10%, de modo que a luz do sol apresenta tais cores.

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *