central de jornalismo

Segredo para a boa memória e felicidade? Chama-se açafrão

Uma simples especiaria pode fazer toda a diferença na saúde
Segredo para a boa memória e felicidade? Chama-se açafrão
Um recente estudo do Centro de Longevidade da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) revela que melhorar a memória e a boa disposição pode depender de um único ingrediente na alimentação diária.
Publicado na revista científica American Journal of Geriatric Psychiatry, o estudo citado pelo “Independent” defende que a inclusão de açafrão-da-Índia todos os dias na alimentação é meio caminho andado para cuidar do bem-estar, e tudo graças ao seu alto poder antioxidante.

Esta especiaria – que tem origem numa raiz semelhante ao gengibre – tem um elevado teor de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, um duo capaz de zelar pelo bom funcionamento do organismo e que se tem mostrado como capaz de melhorar o funcionamento cognitivo e, com isso, ‘travar’ o aparecimento de doenças como o Alzheimer.

A curcumina (composto ativo da curcuma) é o ingrediente de sucesso no açafrão-da-Índia e embora os cientistas admitam que não conseguiram ainda determinar o porquê de tal efeito na memória e humor, suspeitam que em causa está a “capacidade de reduzir a inflamação no cérebro, que está ligada tanto ao Alzheimer como à depressão”, explica um dos mentores do estudo, o médico Gary Small.

A investigação analisou o impacto da ingestão diária desta especiaria (cerca de 90 miligramas de curcumina duas vezes ao dia) e de placebo num grupo de 40 pessoas com idade entre os 50 e os 90 anos e com sinais de perda de memória.

A experiência foi feita ao longo de 18 meses e à medida que se foram cruzando os dados durante este período foi possível notar, por via de testes cognitivos e de exames sanguíneos e à base de scanner, que tanto a memória como a boa disposição ficaram melhoradas naqueles que comeram o composto do açafrão quando comparados com o grupo de controle, que tomou placebo. E os números não enganam: a memória melhorou 28% e a boa disposição 18%.

Veja também

central de jornalismo

Lorem ipsum dolor sit amet, consect adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore

Últimas Notícias

NewsLetter

Se increva na newsletter da Central de Jornalismo e receba e seja o primeiro a saber de tudo.

Copyright © 2024. Todos Direitos Reservados. Mantido por Nyx Marketing

plugins premium WordPress