Palmeiras ganha corpo e já mostra acertos de Roger Machado

Vitória no primeiro clássico do ano ajuda a solidificar um trabalho que não precisa render um supertime, e sim uma equipe organizada e competitiva

Lidar com o elenco mais vasto do Brasil oferece a Roger Machado uma série de dilemas. Passado um mês de trabalho, com cinco jogos já disputados (um clássico entre eles), é possível perceber que o treinador vem fazendo escolhas certas – e a vitória de 2 a 1 sobre o Santos neste domingo, na arena, foi mais um passo nesse processo. Alguns exemplos:

  • Felipe Melo no time. Pode parecer óbvio, mas vale lembrar que no ano passado não foi bem assim. O volante é titular absoluto e um dos destaques da equipe. Busca a bola entre os zagueiros, encaixa lançamentos e flutua ao campo de ataque quando a bola está por lá. Neste domingo, foi vencido por Renato pelo alto na jogada do gol do Santos, mas esteve entre os melhores em campo.
  • Jailson no gol. Poderia ser Fernando Prass, ídolo do clube; poderia ser Weverton, reforço titular do ouro olímpico. Mas Roger apostou em Jailson, e os resultados referendam a escolha. Foram três gols sofridos em cinco jogos em 2018 – e grandes defesas, como em cabeceio de Eduardo Sasha no primeiro tempo do clássico. O goleiro não perde há 26 jogos.
  • Borja mais móvel. Mesmo que ainda precise melhorar tecnicamente, o atacante é mais útil ao time este ano do que em 2017. Ao se deslocar e pender para os lados, abre espaço para a chegada de jogadores de infiltração – casos de Willian e Dudu. Dá fluência ao setor ofensivo – o melhor do Paulistão, com dez gols. Fez bonito gol da entrada da área neste domingo.
  • A dupla de zaga. Com a saída de Mina e a recuperação física de Edu Dracena, Roger precisou escolher novos zagueiros titulares. Eram várias opções, e ele elegeu Antônio Carlos e Thiago Martins, deixando no banco opções que poderiam parecer mais prováveis, como Luan e Juninho. Pois a nova dupla ajuda a formar a defesa menos vazada do Paulistão (junto com Corinthians e São Bento) e ainda colabora na frente, como mostrou Antônio Carlos com o gol deste domingo.

O Palmeiras tem 100% no ano. É o único time da Série A do Brasileirão com aproveitamento impecável na temporada. Mas não construiu a campanha com atuações espetaculares.

Porque o Palmeiras não é um supertime. E não precisa ser. Precisa ser uma equipe, um coletivo – simples assim: organizado e competitivo. Gradativamente, parece estar chegando lá.

Melhores momentos de Palmeiras 2 x 1 Santos pelo Campeonato Paulista

Contra o Santos, teve atuação de regular para boa. Soube lidar com diferentes faces da partida: a pressão inicial, com um gol (Antônio Carlos, de cabeça) e uma bola na trave (de Lucas Lima); a reação do Santos, amortecida pelo sistema defensivo; a retomada do controle, com o segundo gol (de Borja); e o renascimento do adversário após o gol de Renato, novamente anestesiado pelo Palmeiras.

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *