Goiânia sediará festival Art Déco inédito na América Latina

Por Mariana Magalhaes

Goiânia é considerada uma das cidades mais importantes de Art Déco do mundo, construída na década de 40. O estilo inspirou os primeiros prédios da cidade, representando o progresso e a modernidade da nova capital. . Para celebrar essa riqueza arquitetônica, fomentar a cultura, o turismo e despertar um olhar crítico à cidade, vai acontecer entre os dias 18 e 26 de maio o Goiânia Art Déco Festival, com exposições, mostra documental, palestras, oficinas, música e conhecimento para reunir todas as referências do estilo na capital.

O evento acontecerá na Vila Cultural Cora Coralina, no Instituto Lato Sensus e no IFG gratuitamente. Com uma programação ainda em fase de definição, o festival terá formato inédito na América do Sul, inspirado em festivais europeus e americano sobre o estilo. Em Miami, por exemplo, acontece todos os anos o Art Déco Weekend, com várias atrações ligadas ao tema.

É o que pretende o festival em Goiânia, mostrar para o mundo nosso distrito Art Déco. Construídos nas décadas de 40 e 50, vários prédios e monumentos públicos da capital no estilo Art Déco foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por sua relevância histórica e arquitetônica. Attílio Corrêa Lima, urbanista responsável pelo projeto da capital, havia concluído seus estudos na França e em 1935 fez o desenho de Goiânia, hoje internacionalmente reconhecida.

O Goiânia Art Déco Festival é uma realização da ONYGO, com apoio da Prefeitura de Goiânia, do IFG, do Instituto Lato Sensu, do Basileu França, da UFG e do Governo de Goiás.

Atrações

Presente na arquitetura, design, mobiliário, moda e decoração, o movimento Art Déco representou os ideais de modernidade e progresso que a sociedade vivia. Para mostrar que este estilo em Goiânia não tem inspiração somente na arquitetura, a programação do festival deve contar com exposição de fotografias, pinturas, desenhos, antiquários, carros antigos, joias e souvenires.
Os organizadores também querem incluir exibição de documentários, palestras e mesa redonda para debater sobre o patrimônio histórico.

Embora a programação ainda não esteja definida, o evento deve reunir músicos, artistas plásticos e até tatuadores para integrar ainda mais referências culturais ao festival. Além disso, exposição de livros e revistas da época, oficina de criação de souvenires, espaço gastronômico, desfile de moda, exposição de carros antigos e um passeio ciclísticos pelas ruas da capital podem completar as atrações do Goiânia Art Déco Festival.

Serviço:
GOIÂNIA ART DÉCO FESTIVAL
Local: Vila Cultural Cora Coralina / Lato Sensus / IFG
Data: De 18 a 26 de Maio
Horário: a partir das 9h
Programação completa em breve!
Mais informações: goianiaartdecofestival@gmail.com – Facebook: /goianiaartdecofestival

 

 

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *