10 fatos sobre inteligência artificial que você precisa saber

Tecnologia estuda a criação de máquinas que pensam e agem como os seres humanos. Algumas já estão presentes no nosso dia a dia

A existência da inteligência artificial (IA) já é do conhecimento de todos desde que ela passou a ser tópico comum dos filmes de Hollywood. No entanto, muitos não sabem exatamente do que se trata e como podemos nos beneficiar desta tecnologia.

IA refere-se à criação de máquinas que pensam e agem como os seres humanos. São softwares que conseguem abstrair, criar, deduzir e aprender ideias. O principal objetivo é facilitar tarefas do dia a dia, avançar em pesquisas científicas e modernizar indústrias.

Para te ajudar a compreender a importância dessa tecnologia, o site TechTudo listou dez fatos que você precisa saber sobre a inteligência artificial. Confira:

1. Inteligência artificial tem pelo menos 62 anos

Em 1956, na Conferência Dartmouth, nasceu oficialmente o termo “inteligência artificial”. Os pesquisadores precursores foram: Marvin Minsky, John McCarthy, Allen Newell e Herbert A. Simon.

No entanto, já na Antiguidade, seres artificiais e homens mecânicos apareciam em mitos gregos e romanos. Então, não se sabe ao certo quando o conceito surgiu.

2. Ela já está presente na sua vida

Os nossos smartphones, computadores e gadgets já operam com IA. Sem falar nos assistentes virtuais, como a Siri, a Cortana e o Google Assistant, além do próprio Google.

Há apps de fotos que reconhecem o que tem nas imagens, o YouTube transcreve áudios e gera legendas, o Gmail oferece respostas automáticas inteligentes para e-mails, o Google Tradutor traduz textos de placas, rótulos e cardápios usando a câmera, o Spotify e a Netflix usam inteligência artificial para recomendar conteúdo. Os carros autônomos também usam a tecnologia. No cinema, a inteligência artificial cria cenas de filmes. Na medicina, está ajudando a avançar estudos sobre o câncer, entre outros exemplos.

3. Inteligência artificial não é uma machine learning

Machine learning é uma parte da inteligência artificial. O “aprendizado de máquina” é utilizado pela inteligência artificial para absorver grande volume de dados e aprender com eles.

Já a inteligência artificial é um conceito mais amplo, que inclui tecnologias como processamento de linguagem natural, redes neurais, algoritmos de inferência e deep learning.

4. Aumento na coleta de dados em massa impulsionou a IA

O Big Data, conjunto de dados que serve de base para o aprendizado dos mais diversos softwares, se usa de informações coletadas sobre comportamentos e preferências pessoais. Com o aumento das informações coletadas com o uso da internet e das redes sociais, os pesquisadores e as empresas têm mais motivação para buscar formas de processar e usar os dados.

5. Gigantes da tecnologia formam o grupo “Parceria em IA para beneficiar pessoas e a sociedade”

O grupo formado por representantes de empresas como Google, IBM, Microsoft, Facebook, Amazon e outras quer avançar nas pesquisas e defender implementações éticas da inteligência artificial. Segundo o site oficial da iniciativa, os seus objetivos: desenvolver e compartilhar boas práticas, proporcionar uma plataforma aberta e inclusiva para discussão e participação de pesquisadores e outros interessados, aumentar o entendimento público, identificar e apoiar esforços em inteligência artificial.

6. AI vai substituir humanos em empregos

Segundo a empresa de consultoria e auditoria PricewaterhouseCoopers (PwC), até 2030, robôs substituirão 38% das vagas de trabalho nos Estados Unidos, 30% no Reino Unido e 21% no Japão. Os setores mais afetados serão: transporte, armazenamento, manufatura e varejo.

Trabalhos criativos, como produção de textos jornalísticos básicos (notícias sobre jogos de futebol e resumos financeiros) e produção de música também já estão sendo feitos por máquinas. O mercado de trabalho precisará se adaptar à nova realidade.

7. Inteligência artificial pode alcançar a capacidade humana em menos de 25 anos

Especialistas da área afirmam que faltam menos de 25 anos para que a inteligência artificial supere a humana. Em uma pesquisa realizada em 2013, 42% de um grupo de cientistas disse acreditar que a singularidade será atingida antes de 2030.

8. IA já é melhor que os seres humanos em algumas tarefas

Alguns robôs já são melhores do que humanos em tarefas específicas. Por exemplo, em 2011, o IBM Watson venceu os humanos no Jeopardy!, programa americano de perguntas e respostas. Depois disso, a IA continuou em desenvolvimento e hoje já consegue fazer diagnósticos de câncer com maior precisão que os médicos, com uma taxa de acerto de 90%, contra 50% dos humanos.

Máquinas também são mais eficientes em leitura labial, buscas no Google, entre outras atividades.

9. Grandes nomes da tecnologia estão preocupados

Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, já se manifestou publicamente várias vezes que acredita que a inteligência artificial pode um dia se tornar uma ameaça para as pessoas e até pôr fim à humanidade.

O físico Stephen Hawking, que morreu em março, também se preocupava com o poder destrutivo de armas independentes e temia a substituição da força de trabalho humana. Bill Gates, fundador da Microsoft, concorda com Musk e Hawking.

10. O basilisco de Roko é uma hipótese terrível sobre a IA

Um experimento mental conhecido como Basilisco de Roko promete torturar todos que não a ajudaram de alguma forma a ser criada. Apenas o fato de saber sobre o Basilisco colocaria alguém em perigo, pois a IA passaria a incluir tal pessoa em suas simulações.

O Basilisco de Roko foi proposto em um fórum de discussão do LessWrong, uma plataforma criada pelo pesquisador Eliezer Yudkowsky, que está a frente do Instituto de Pesquisa de Inteligência de Máquina (MIRI). O próprio Yudkowsky já deixou claro que acredita nos riscos da ideia.

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *