central de jornalismo

Após greve geral, Nicarágua retoma diálogos de paz

Número de mortos em protestos no país chega a 200

Nicarágua retomou os diálogos de paz nesta sexta-feira (15), após mais uma noite de protestos que deixou diversos mortos e feridos.

As conversas são conduzidas pelo governo e pela Aliança Cívica pela Justiça e a Democracia da Nicarágua, de oposição ao presidente Daniel Ortega e que convocara uma greve geral para a última quinta-feira (14).

Os diálogos são mediados pela Conferência Episcopal do país, que apresentara um programa de “democratização” em 7 de junho, cuja resposta do presidente foi entregue na quarta-feira passada (13).

No entanto, a Igreja Católica já suspendeu as tratativas duas vezes, uma em 23 de maio e outra em 1º de junho, em função da contínua repressão do governo a manifestantes.

A Nicarágua vive a maior onda de protestos desde o fim da guerra civil, em 1990, e que tiveram início após o governo apresentar uma reforma da previdência, em 18 de abril. Desde então, aproximadamente 200 pessoas morreram em manifestações, de acordo com a Associação Nicaraguense de Defesa dos Direitos Humanos.

*Com informações da ANSA.

Veja também

central de jornalismo

Lorem ipsum dolor sit amet, consect adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore

Últimas Notícias

NewsLetter

Se increva na newsletter da Central de Jornalismo e receba e seja o primeiro a saber de tudo.

Copyright © 2024. Todos Direitos Reservados. Mantido por Nyx Marketing

plugins premium WordPress