DF estende vacinação contra gripe ‘até quando durarem os estoques’, diz Saúde

Governo estima que doses devem terminar na terça ou na quarta. Veja onde buscar atendimento.

a campanha de vacinação contra a gripe no Distrito Federal vai ser prorrogada até quando houver doses disponíveis no estoque da Secretaria de Saúde. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (15) pela pasta. Em outras regiões do país, a campanha foi estendida até 22 de junho.

A estimativa do GDF é de que as 39 mil doses já distribuídas para a rede de saúde terminem na terça (19) ou na quarta (20). Ao todo, são 114 postos de vacinação abastecidos (veja lista abaixo). Até o último balanço, 95,7% das 706,9 mil pessoas no público-alvo já tinham recebido a vacina.

“Os estoques estão muito baixos, por isso vamos manter a campanha só até terminarem as doses”, explicou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

De acordo com o gestor da pasta, a campanha contra a gripe no DF foi “muito bem sucedida”, embora três dos principais grupos ficaram abaixo do esperado. As crianças de 6 meses a 5 anos foram as que menos tomaram as doses – a cobertura é de apenas 70% do público.

As gestantes e as mulheres que tiveram filhos recentemente também estão “abaixo da meta”, com 76,8% do alcance total e 88,2%, respectivamente. Quem mais compareceu, segundo a Saúde, foram pessoas com doenças crônicas. O número ultrapassou o público previsto, e o índice chegou a 116,3%.

Vacina contra gripe (Foto: Reprodução/TV Globo)

Mortes

Até esta sexta, 10 mortes foram confirmadas em decorrência da doença. O número inclui três crianças menores de um ano com a Síndrome Respiratória Aguda Grave, e outras duas mortes causadas pelo vírus H1N1 – um adulto e um adolescente.

As outras cinco morte foram de idosos, a maioria, por variações da Influenza A.

Público-alvo

No Distrito Federal, 114 postos de saúde estão habilitados para aplicar a vacina da gripe. O horário de funcionamento das unidades é das 8h às 19h.

Devem ser vacinados:

  • Pessoas a partir de 60 anos
  • Crianças de seis meses a cinco anos
  • Trabalhadores da área de saúde
  • Professores das redes pública e privada
  • Mulheres gestantes e puérperas
  • Indígenas
  • Pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas)
  • Profissionais do sistema prisional
  • Portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza

Tipos de vírus

A vacina de 2018 tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e o Influenza B. A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo .

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *