É tempo de Copa e de conhecer segredos do futebol – veja o vídeo

A Copa do Mundo de futebol é o maior evento esportivo da terra e o futebol um dos esportes mais populares da humanidade. Em todo o planeta são construídos os mais belos estádios, verdadeiros monumentos arquitetônicos, para a prática dessa modalidade esportiva que é tida como uma razão de união dos povos.

Na copa do mundo na África do Sul ajudou Mandela a unificar o País. “Os esportes têm poder para mudar o mundo. Poder para unir as pessoas como poucas coisas conseguem. Fala com a juventude em uma linguagem que podem entender. O esporte pode criar esperança em lugares onde ele apenas desaparece”, afirmava Mandela em seu discurso de abertura.

Em 1969, o time do santos realizou excursão pela África e, quando chegou ao Congo, se deparou com uma situação tensa, pois o país vivia uma guerra pós-independência. Dirigentes do Santos optaram por cancelar o amistoso, mas a população estava tão maravilhada com a possibilidade de ver Pelé que foi costurado um acordo para que a guerra fosse interrompida enquanto o Santos estivesse no país.
O Haiti vivia uma crise política extrema em 2004. Em agosto daquele ano, os conflitos no país foram interrompidos para a chegada da seleção brasileira, então campeã mundial, que teve recepção comovente para disputar uma partida amistosa contra os haitianos, com o objetivo de iniciar uma campanha de desarmamento. Os jogadores foram ovacionados em percurso a céu aberto até o estádio na capital, Porto Príncipe, e vários afirmaram que foi uma das experiências mais emocionantes que tiveram. Com a presença de Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo, os brasileiros levaram o público ao delírio e venceram por 6 a 0, gols comemorados pelos próprios haitianos, naquele que ficou conhecido como “O Jogo da Paz”.
Esse mundo fascinante do futebol atinge seu ápice de quatro em quatro anos, quando se realizam as Copas do mundo de Futebol da FIFA. Em tempo de Copa é o estádio o templo maior de cada cidade. É para ele que se dirigem esperançosos, equipes e torcedores e eles tem os seus segredos e suas particularidades.
CURIOSIDADE
A CBF têm cadastrados 800 estádios de futebol no Território Nacional e desses somente quatro tem nome de mulheres e um deles é o Abadião, em Ceilândia, no Distrito Federal, que homenageia Maria de Lourdes Abadia,
uma mulher que se destaca por uma vida dedicada aos mais necessitados e as causas públicas.
Veja o vídeo:

É tempo de Copa, é tempo de torcer pelo Brasil e de conhecer as curiosidades do mundo do futebol.

 

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *