Bolsonaro tem cinco dias para explicar Orçamento Paralelo, determina STF

Rosa Weber também cobrou informações sobre o Bolsolão dos presidentes do Congresso e do ministro Rogério Marinho

Google News
Por Brasil Econômico
Compartilhado por
Central de Jornalismo
18 de junho de 2021

A ministra Rosa Weber , do Supremo Tribunal Federal ( STF ), determinou que os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), respectivamente, e o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) tem cinco dias para prestar esclarecimentos sobre o Orçamento Paralelo .

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, também terá que explicar o caso. Weber é a relatora de duas ações sobre o caso no STF. Ela também ordenou que a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) prestem depoimento depois dos chefes do Executivo e do Congresso.

“É firme a jurisprudência desta Suprema Corte no sentido de que não produz efeitos a desistência de ação integrante do sistema objetivo de fiscalização da ordem jurídica”.

Também há apurações sobre o Bolsolão no Tribunal de Contas da União (TCU) e na própria PGR.

Entenda o caso

O “Orçamento Secreto”, Tratoraço ou Bolsolão , são emendas parlamentares que somaram cerca de R$ 3 bilhões sem conhecimento dos órgãos de fiscalização e transparência pública. O dinheiro era direcionado para a pasta de Marinho e o governo definia os parlamentares que seriam beneficiados com recursos extra.

Parte das emendas foi destinada à compra de equipamentos agrícolas e tratores por preços até 259% acima dos valores de referência fixados pelo governo.

O ganho do governo com o esquema é a sustentação política enquanto o Brasil vê sua vacinação contra a Covid-19 desacelerar e o número de mortes pela doença se aproximarem da marca do meio milhão.

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *