Qual efeito a catuaba, drink favorito dos carnavalescos, tem no corpo?

É sempre bom ficar atento à saúde (até mesmo durante o carnaval)
Qual efeito a catuaba, drink favorito dos carnavalescos, tem no corpo?

bebida à base de catuaba, planta brasileira com fama de ser afrodisíaca, é uma das mais procuradas e consumidas durante o carnaval. Não queremos acabar com a sua festa, mas você sabe qual efeito a catuaba faz no seu corpo?

Segundo o site VivaBem, do UOL, além da ressaca pela desidratação causada pelo álcool, a catuaba tem como principal ingrediente o açúcar e um alto teor alcoólico. “Ela é uma bebida processada, com aditivos químicos e açúcar adicionado”, disse Clarissa Fujiwara, nutricionista da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), ao site.

Sem contar a presença de outros itens adocicados, como o vinho tinto e o suco de maçã, um dos que mais possui frutose. Também são 14 gramas de álcool a cada 100 ml, ou 98 calorias por dose de catuaba.

De acordo com o site, o fígado, órgão que metaboliza o álcool, não dá conta de lidar com todas as moléculas. O carboidrato do álcool não é aproveitado pelo organismo, então há ainda há o risco de hipoglicemia, apesar da alta dose de açúcar. Em último caso, pode levar ao coma alcóolico. Segundo o VivaBem, a longo prazo, o problema é a cirrose hepática, quando o órgão vai aos poucos deixando de funcionar, e o acúmulo de gordura abdominal, a que mais oferece perigo ao coração.

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *