Unesco pode reconhecer Bumba-meu-boi como Patrimônio da Humanidade

Resultado deve sair ainda em 2019

partir desta quinta-feira (5),o Complexo Cultural do Bumba meu boi está mais perto de se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, um reconhecimento internacional concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A razão é a entrega do dossiê de candidatura do bem cultural ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Estiveram presentes na cerimônia de entrega a secretária executiva do Ministério da Cultura, Mariana Ribas; a presidente do Iphan, Kátia Bogea; o diretor do Instituto de Patrimônio Imaterial, Hermano Queiroz; e o superintendente do Iphan no Maranhão, Mauricio Itapary, noticia o G1.

O documento foi entregue à diretora do Departamento Cultural do Itamaraty, ministra Paula Alves de Souza. Espera-se que, em 2019, o Comitê do Patrimônio Imaterial decida sobre a inserção do bem brasileiro na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Os bens brasileiros que já ganharam tal reconhecimento são: Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), ao Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (2012), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) e a Roda de Capoeira (2014).

O Bumba-meu-boi já é considerado Patrimônio Cultural do Brasil desde 2011 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Após ser entregue pelo MRE à Unesco, o Bumba-meu-boi passa a fazer parte de um conjunto de bens imateriais que serão objeto de análise do organismo internacional sobre a aceitação ou rejeição da proposta levada à apreciação final durante uma reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda.

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *