Título amplia domínio recente do Corinthians no futebol paulista

Ao ser campeão neste domingo (8), o Corinthians chegou ao 29º título no Campeonato Paulista. Isso significa uma ampla vantagem contra os rivais na história (Palmeiras e Santos têm 22, e São Paulo tem 21) e também reforça como o Timão está à frente dos rivais nos últimos anos. Conquistas nacionais, internacionais e vitórias em clássicos marcantes reforçam a sensação de que o Corinthians é o rei desta década do futebol paulista.

De 2010 para cá, o Santos venceu cinco vezes o Campeonato Paulista. O Corinthians venceu três, sendo que dois foram consecutivos. O Palmeiras está na fila desde 2008. O São Paulo não vence desde 2005 e sequer tem chegado em finais.

Mas a grande vantagem do Corinthians aparece em outras conquistas. Só nesta década, o Timão venceu três vezes o Campeonato Brasileiro. Tem sete ao todo. Ainda está atrás de Palmeiras (nove) e Santos (oito) no histórico, mas se aproxima deles rapidamente. Basta ver que superou recentemente o São Paulo, que parecia dominante dez anos atrás – chegou ao sexto título em 2008, mas depois não foi campeão nacional outra vez.

Vale lembrar também que o Corinthians é o único dos quatro que conquistou um título do Mundial de Clubes recentemente (em 2012), além de ter vencido uma Copa Libertadores. O Santos venceu a Libertadores em 2011, mas passou vexame no Mundial. E São Paulo e Palmeiras não conseguiram nem chegar perto do maior título continental. O Tricolor ainda pode se orgulhar da conquista na Copa Sul-Americana de 2012, mas é uma competição menos relevante e foi o único título do time na década.

Além das taças levantadas, o Corinthians pode comemorar vitórias em clássicos como se fossem títulos. Contra o Palmeiras, por exemplo, venceu cinco dos últimos seis jogos. Nos títulos do Campeonato Brasileiro de 2011 e 2017, venceu o maior rival em partidas decisivas. Contra o São Paulo, o Corinthians tem vencido mata-matas com frequência, como em 2018 e 2017, e também ampliado a vantagem histórica, pois só perdeu duas vezes nos últimos 10 jogos.

O único duelo equilibrado tem sido novamente contra o Santos, pois o Corinthians perdeu o título do paulista em 2011, mas venceu em 2013. Nos últimos cinco jogos também está tudo igual: duas vitórias para cada e um empate.

*Com informações da Jovem Pan

central de jornalismo

Lorem ipsum dolor sit amet, consect adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore

NewsLetter

Se increva na newsletter da Central de Jornalismo e receba e seja o primeiro a saber de tudo.

Copyright © 2024. Todos Direitos Reservados. Mantido por Nyx Marketing

plugins premium WordPress