Cidade ganha a Rota Brasília Capital do Rock

A proposta é oferecer a moradores e visitantes uma experiência única de conhecer Brasília pelo olhar deste estilo musical

Por Redação Jornal de Brasília
Compartilhado por
Central de Jornalismo
26 de março de 2021

Brasília é conhecida por ser um cenário que revela várias bandas famosas, entre elas a Legião Urbana, Plebe Rude, Raimundos, Natiruts, Capital Inicial, Detrito Federal, Cássia Eller, Maskavo, Scalene, entre outros, Brasília ficou marcada no cenário musical do país como a capital do rock. Por isso, o estilo musical foi tombado como Patrimônio Cultural Imaterial do DF, De acordo com a Lei Distrital no 5.615.

E com o olhar do atual Governo do Distrito Federal (GDF), o rock também ganhará um novo destaque. Isso porque a Secretaria de Turismo (Setur-DF) está estruturando a Rota Brasília Capital do Rock, um projeto inédito, elaborado em parceria com a faculdade União Pioneira de Integração Social (Upis) e a curadoria do vocalista da Plebe Rude, Philippe Seabra. A proposta é oferecer a moradores e visitantes uma experiência única de conhecer Brasília pelo olhar deste estilo musical já consagrado na história da cidade.

A iniciativa foi lançada nesta terça-feira, 23/3, no Salão Nobre do Palácio do Buriti, com a presença do secretário de economia do DF, André Clemente; a secretária de turismo do DF, Vanessa Mendonça; além dos músicos Philippe Seabra, da banda Plebe Rude; Kiko Peres, da banda Natiruts; Digão, dos Raimundos; PC Cascão, da Detrito Federal e Geraldo Ribeiro, da Blitx 64.

PUBLICIDADE

O novo projeto fortalecerá ainda mais Brasília como destino turístico, fomentando, por meio da economia criativa, o desenvolvimento local, gerando mais emprego e renda. A expectativa é que a rota Brasília Capital do Rock esteja disponível no formato digital já em abril, mês em que capital completa 61 anos.

“O segmento do rock para a atração do turismo no DF sempre foi uma iniciativa a ser resgatada pela nossa secretaria. E poder estruturar este projeto de forma integrada com todo o nosso governo, iniciativa privada, academia e ao lado de músicos que escreveram e viveram de perto esse movimento com tanta energia, é a maior verdade que podemos entregar a nossa população e visitantes. Uma rota que valoriza nossa história, nosso turismo criativo e ao mesmo tempo resgata a memória de grandes músicos que iniciaram suas carreiras de sucesso na nossa capital”, afirmou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A capital do País irradia energia. A música deixa um legado e memórias, e o rock é nossa história. A música faz com que as pessoas se unam”, reforçou o secretário de Economia, André Clemente.

Os músicos também destacaram a importância do projeto para valorização do rock e imagem de Brasília. “As pessoas estão esquecendo a história deste estilo musical que, mesmo com pouca estrutura, veio do entusiasmo e se fortaleceu na capital do nosso país. E a proposta da rota é mostrar a essa nova geração que coisas importantíssimas aconteciam aqui durante essa época tão efervescente, na qual o rock explodia e alcançava o cenário nacional”, avaliou Philippe Seabra. “Brasília merece uma iniciativa como esta. Quando íamos tocar fora, sentíamos o respeito do público e o reconhecimento da nossa cidade como capital do rock. Queremos fortalecer isso”, lembrou o integrante da banda Natiruts.

Para a estruturação da rota, a Setur-DF mapeou aproximadamente 30 pontos que fazem parte da história do Rock de Brasília. Regiões como o Parque Vivencial II, local do “Rock na Ciclovia”, no Lago Norte; e a SQS 104 Sul, quadra onde os Paralamas do Sucesso moravam; o Cave, no Guará, local do primeiro show da Legião Urbana em Brasília; e o Teatro Rolla Pedra em Taguatinga, estão entre os locais que serão visitados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Memória afetiva para muitos moradores e descoberta para os turistas, que ao percorrer a rota, acabam impulsionando toda a cadeia produtiva, seja movimentando o setor hoteleiro, utilizando os transportes, estendendo o passeio a um restaurante ou ainda conhecendo tantos outros atrativos da capital. “A rota é o início de uma ação. Ao mesmo tempo em que ela busca sensibilizar a população para valorizar o que a cidade tem de melhor, ela atrai mais visitantes impulsionando o lugar como destino turístico”, avaliou Leonardo Brant, professor de turismo da Upis.

Ao término da coletiva, os músicos subiram ao palco montando exclusivamente para a ação, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, e agradeceram o reconhecimento do GDF da melhor forma possível: cantando seus clássicos.

A rota Brasília Capital do Rock irá integrar diversas outras rotas criadas pela Setur-DF para ajudar moradores e visitantes a conhecerem melhor os atrativos da capital federal. A Coleção Rotas Brasília, por exemplo, conta com a Rota Fora dos Eixos; do Cerrado; da Paz; Cultural; Náutica,

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *