Wajngarten merecia ser preso, mas solto puxa o fio de seus negócios.

Fábio Wajngarten fez, esta tarde, um belo, mas perigoso, negócio.

Por Fernando Brito/Tijolaço
Compartilhado por
Central de Jornalismo
12 de maio de 2021

Ficou evidente que apostou na oportunidade de forçar o Governo a tirá-lo do abandono e das dificuldades em que ficou com a saída da Secretaria de Comunicação.

No mínimo, está em condições agora de manter os seus auxiliares ainda por lá, que negociam contratos de publicidade e de mídia digital.

Há uma questão que não deve escapar às análises: Wajngarten só deu sua bombástica entrevista à Veja menos de uma semana depois do plenário do STF confirmar a ordem de instalação da CPI da Covid.

E, com ela, como é voz comum “convocou-se” como depoente da CPI e, portanto, uma carta de valor no jogo político. Recorde-se a frase de Omar Aziz, presidente da CPI: “se o senhor não tivesse dado a entrevista à Veja, ninguém nem lembraria que o senhor existia. (…) Ele se ofereceu para vir aqui “.

Wajngarten portanto, teve a possibilidade de “vender” o seu perjúrio, que ficou evidente no seu depoimento.

Possibilidade que se abriu também à Pfizer, que falará amanhã e, também se recorde, fechou seu primeiro contrato com o governo federal na mesma época em que Wajngarten deu sua entrevista e a segundo ontem, num total de 200 milhões de doses.

US$ 2 bilhões, ou quase R$ 11 bilhões de reais, portanto.

Um excelente incentivo a dar respostas convenientes perante o Senado da República.

Mais importante do que os detalhes, convém o velho conselho de Sêneca: Cui prodest scelus, is fecit” que, livremente traduzida do latim, equivale a “aquele a quem o crime aproveita foi quem o cometeu”.

Omar Aziz, ao opor-se à prisão em flagrante de Wajngarten por mentir – o que ficou evidente desde o início – agiu com inteligência política, porque a medida seria inevitavelmente transformada na metamorfose do ex-secretário em vítima.

A solução adotada será extrair o depoimento e o áudio que a Veja publicou e a entrega ao Ministério Público para apuração do perjúrio, chamado aqui de “falso testemunho”, cria mais uma dificuldade ao Governo, que terá de pressionar a Procuradoria Geral da República – e não para Aras, mas para procuradores do Distrito Federal – a recusar a abertura de inquérito contra Wajngarten e a investigação sobre suas motivações.

Antes disso, porém, isso será pauta da imprensa e, neste caso, implacável.

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *