Uma nova UBS no Vale do Amanhecer, em Planaltina, para 15 mil pessoas

Por Agência Brasília

A comunidade do Vale do Amanhecer, em Planaltina, ganhou nesta quinta-feira (16) uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com capacidade para 200 atendimentos diários. A UBS 8 de Planaltina atende uma área de 15 mil pessoas e chega para ampliar e fortalecer a oferta de atendimento à população em uma área de vulnerabilidade social.

A nova unidade, executada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), conta com 13 consultórios sendo quatro para médicos, três para enfermeiros, quatro consultórios de odontologia, sala de vacina, sala de procedimentos – curativo, sala de coleta de exames laboratoriais, farmácia e sala de medicação | Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

A nova unidade, executada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), conta com 13 consultórios sendo quatro para médicos, três para enfermeiros, quatro consultórios de odontologia, sala de vacina, sala de procedimentos – curativo, sala de coleta de exames laboratoriais, farmácia e sala de medicação.

As UBSs são a porta de entrada no atendimento e capazes de resolver até 80% dos casos de saúde. Nelas, por exemplo, as mulheres podem fazer o pré-natal, os bebês podem ser vacinados e acompanhados pelos médicos da família.

Para o governador Ibaneis Rocha, não faz sentido governar se não for para fazer entregas à população. “Estamos acelerando para fazer cada vez mais entregas à população. Essa é a segunda UBS na cidade, entregamos uma UPA que mais parece um hospital, vamos fazer a UTI do hospital de Planaltina e estamos contratando 400 profissionais da saúde”, enumera o chefe do Executivo.

Já o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, destaca que a UBS “melhora o atendimento na ponta e pode atingir até cinco equipes de Saúde da Família, com cerca de 200 atendimentos diários”.

Comunidade agradece

Moradores do Vale do Amanhecer há quase três décadas, o casal Evanilde Ribeiro Gomes, 51 anos, e José Edilson, 56 anos, comemoraram a nova estrutura. “É muito importante essa UBS, esperemos por muito tempo essa estrutura”, afirma Evanlide, que faz tratamento para pressão alta. José, que acompanha a esposa nos cuidados da saúde, disse que a UBS “chega na hora que a comunidade mais precisava”.

Expectativa alta também para quem trabalha na unidade. A enfermeira Caroline Serra de Almeida trabalhava na antiga estrutura da cidade e conhece bem a realidade local, que será transformada com a nova UBS.

“Cheguei aqui há 13 anos. A UBS funcionava em casa alugada, sem estrutura nenhuma. Não tinha internet, não tinha computador, o prontuário era de papel. Estar nessa estrutura hoje é muito gratificante”, confirma.

“Quantos nãos recebemos de outros governos e tantos sim temos recebido agora. É uma unidade que realmente vem em boa hora. Pude ver de perto como a estrutura anterior funcionava de forma precária e agora a população terá o conforto necessário para ser atendida. E não só a do Vale do Amanhecer, mas também da Vila Pacheco, Quintas do Amanhecer, da área rural e outras”, acrescenta o administrador de Planaltina, Célio Rodrigues.

Sobre a UBS

Este é o segundo equipamento público de saúde inaugurado na cidade em menos de 10 dias. Planaltina ganhou recentemente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com funcionamento 24h por dia, e capaz de atender 4,5 mil pessoas por mês. Veja, abaixo, obras concluídas e em andamento na região administrativa | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

A nova UBS tem capacidade de 200 atendimentos por dia, entre vacinação, consultas médicas e de enfermagem, procedimentos, curativos, visitas domiciliares, atividades coletivas e práticas integrativas com a comunidade, acompanhamento do indivíduo residente no território em todas as fases da vida e outras atividades.

Foram gerados dezenas de empregos e investidos cerca de R$ 3 milhões para a construção da UBS, dos quais R$ 2.174.080,00 (dois milhões e cento e setenta e quatro mil e oitenta reais) foram provenientes de emenda parlamentar do deputado distrital Cláudio Abrantes. O restante foi custeado com recursos próprios da Secretaria de Saúde.

“Há uma década não era construído um tijolo para obras da saúde em Planaltina. E isso mudou. Essa UBS tem um peso muito grande para nós porque há muito tempo a comunidade sofria com a estrutura anterior. Essa obra teve três liminares para que não fosse construída, e se não fosse o governador Ibaneis Rocha ela não teria saído do papel”, disse o deputado distrital, Cláudio Abrantes, autor da emenda que viabilizou a obra da UBS.

Este é o segundo equipamento público de saúde inaugurado na cidade em menos de 10 dias. Planaltina ganhou recentemente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com funcionamento 24h por dia, e capaz de atender 4,5 mil pessoas por mês. Veja, abaixo, obras concluídas e em andamento na região administrativa.

Obras concluídas em Planaltina:
– Unidade Básica de Saúde (UBS) no Vale do Amanhecer
– Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
– Cercamento da Feira de Hortifrutigranjeiros
– Estacionamento da Entrequadra 3/4 na Vila Buritis
– Campo sintético do Arapoanga
– Quadra de areia da Vila Vicentina
– Cobertura da quadra poliesportiva da Escola Classe 16
– Nova entrada de Planaltina no Jardim Roriz
– Reforma de parquinhos infantis e quadras na Vila Buritis, Vila Vicentina, Jardim Roriz e Buritis IV
– Reforma e cobertura da quadra poliesportiva do Núcleo Rural Rajadinha
– Encabeçamentos ligando bairros à BR-020
– Eficientização da iluminação pública no Setor de Oficinas e Jardim Roriz
– Construção de novas bocas de lobo na Av. Alexandre Salgado e nas Ruas Pará e 1º de Junho
– Reforma do paisagismo na Praça Cel. Salviano Monteiro Guimarães

Obras em andamento em Planaltina:
– Reforma da cobertura da Feira de Hortifrutigranjeiros
– Construção do 14º Batalhão de Polícia de Planaltina
– Transformação do antigo albergue em duas escolas
– Pavimentação na Quadra 6 da Vila Buritis
– Pavimentação de trecho do Córrego do Arrozal
– Construção de quadra sintética na Estância
– Nova creche no Buritis IV

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *