Por que os EUA estão tão preocupados com a Ucrânia?

Compartilhado por
Central de Jornalismo
24 de fevereiro de 2022

Foto: Fhilippe Desmazes,AFP

A Ucrânia é:
1º na Europa em reservas comprovadas recuperáveis ​​de minério de urânio;
2º lugar na Europa e 10º no mundo em reservas de minério de titânio;
2º lugar no mundo em reservas exploradas de minério de manganês (2,3 bilhões de toneladas, ou 12% das reservas mundiais);
2ª maior reserva de minério de ferro do mundo (30 bilhões de toneladas);
2º lugar na Europa em reservas de minério de mercúrio;
3º lugar na Europa (13º lugar no mundo) para reservas de gás de xisto (22 trilhões de metros cúbicos)
4º no mundo em valor total de recursos naturais;
7º lugar no mundo em reservas de carvão (33,9 bilhões de toneladas)
A Ucrânia é um país agrícola:
1º na Europa em terras aráveis;
1º lugar no mundo nas exportações de girassol e óleo de girassol;
2º lugar mundial em produção e 4º lugar em exportação de cevada;
3º produtor e 4º exportador de milho do mundo;
4º produtor mundial de batata;
5º produtor de centeio do mundo;
5º lugar no mundo em produção de mel de abelhas (75.000 toneladas);
8º lugar no mundo em exportações de trigo;
9º lugar no mundo na produção de ovos de galinha;
16º lugar no mundo em exportações de queijo.
A Ucrânia pode atender às necessidades alimentares de 600 milhões de pessoas.
A Ucrânia é um país industrializado:
1º na Europa na produção de amônia; 4º maior sistema de gasodutos da Europa no mundo (142,5 mil milhões de metros cúbicos de capacidade de escoamento de gás na UE);
3º na Europa e 8º no mundo em capacidade instalada de usinas nucleares;
3º lugar na Europa e 11º no mundo em extensão da rede ferroviária (21.700 km);
3º lugar no mundo (depois dos Estados Unidos e França) na produção de localizadores e equipamentos de localização;
3º exportador de ferro do mundo
4º exportador mundial de turbinas para usinas nucleares;
4º produtor mundial de lançadores de foguetes;
4º lugar no mundo em exportações de argila
4º lugar no mundo em exportações de titânio
8º lugar no mundo em exportações de minerais e concentrados;
9º lugar no mundo em exportações de produtos da indústria de defesa;
10º produtor de aço do mundo (32,4 milhões de toneladas). 🇺🇦🇺🇦🇺🇦
(Viktoriya Prokopovych)

A CRISE DA UCRÂNIA TEM A VER COM A ALEMANHA – “O interesse primordial dos Estados Unidos, sobre os quais durante séculos travamos guerras – a Primeira, a Segunda e a Guerra Fria – tem sido a relação entre a Alemanha e a Rússia, porque unidas ali, elas são a única força que pode nos ameaçar. . E para garantir que isso não aconteça.” George Friedman, CEO da STRATFOR no Conselho de Relações Exteriores de Chicago

A crise ucraniana não tem nada a ver com a Ucrânia. É sobre a Alemanha e, em particular, um oleoduto que liga a Alemanha à Rússia chamado Nord Stream 2. Washington vê o oleoduto como uma ameaça à sua primazia na Europa e tentou sabotar o projeto a cada passo. Mesmo assim, o Nord Stream avançou e agora está totalmente operacional e pronto para uso. Assim que os reguladores alemães fornecerem a certificação final, as entregas de gás começarão. Proprietários e empresas alemãs terão uma fonte confiável de energia limpa e barata, enquanto a Rússia verá um aumento significativo em suas receitas de gás. É uma situação ganha-ganha para ambas as partes.

O establishment da política externa dos EUA não está feliz com esses desenvolvimentos. Eles não querem que a Alemanha se torne mais dependente do gás russo porque o comércio cria confiança e a confiança leva à expansão do comércio. À medida que as relações se tornam mais calorosas, mais barreiras comerciais são levantadas, regulamentações são amenizadas, viagens e turismo aumentam e uma nova arquitetura de segurança evolui.Em um mundo onde a Alemanha e a Rússia são amigos e parceiros comerciais, não há necessidade de bases militares dos EUA, não há necessidade de armas e sistemas de mísseis caros fabricados nos EUA, e não há necessidade da OTAN. Também não há necessidade de fazer negócios de energia em dólares americanos ou estocar títulos do Tesouro dos EUA para equilibrar as contas. As transações entre parceiros de negócios podem ser realizadas em suas próprias moedas, o que deve precipitar uma queda acentuada no valor do dólar e uma mudança dramática no poder econômico. É por isso que o governo Biden se opõe ao Nord Stream. Não é apenas um pipeline, é uma janela para o futuro; um futuro em que a Europa e a Ásia se aproximam em uma enorme zona de livre comércio que aumenta seu poder e prosperidade mútuos, deixando os EUA do lado de fora olhando para dentro.As relações mais calorosas entre a Alemanha e a Rússia sinalizam o fim da ordem mundial “unipolar” que os EUA supervisionaram nos últimos 75 anos. Uma aliança germano-russa ameaça acelerar o declínio da superpotência que atualmente está se aproximando do abismo. É por isso que Washington está determinado a fazer tudo o que puder para sabotar o Nord Stream e manter a Alemanha dentro de sua órbita. É uma questão de sobrevivência.

É aí que a Ucrânia entra em cena. A Ucrânia é a “arma preferida” de Washington para torpedear o Nord Stream e colocar uma barreira entre a Alemanha e a Rússia. A estratégia é extraída da primeira página do Manual de Política Externa dos EUA sob a rubrica: Dividir para reinar. Washington precisa criar a percepção de que a Rússia representa uma ameaça à segurança da Europa. Esse é o objetivo. Eles precisam mostrar que Putin é um agressor sanguinário com um temperamento explosivo em quem não se pode confiar.Para esse fim, a mídia recebeu a tarefa de reiterar repetidamente: “A Rússia está planejando invadir a Ucrânia”. O que não foi dito é que a Rússia não invadiu nenhum país desde a dissolução da União Soviética, e que os EUA invadiram ou derrubaram regimes em mais de 50 países no mesmo período de tempo, e que os EUA mantêm mais de 800 bases militares em países ao redor do mundo. Nada disso é relatado pela mídia, em vez disso, o foco está no “malvado Putin”, que acumulou cerca de 100.000 soldados ao longo da fronteira ucraniana, ameaçando mergulhar toda a Europa em outra guerra sangrenta.

Toda a propaganda de guerra histérica é criada com a intenção de fabricar uma crise que pode ser usada para isolar, demonizar e, finalmente, fragmentar a Rússia em unidades menores. O verdadeiro alvo, no entanto, não é a Rússia, mas a Alemanha. Confira este trecho de um artigo de Michael Hudson no The Unz Review:

“A única maneira que resta para os diplomatas dos EUA bloquearem as compras europeias é incitar a Rússia a uma resposta militar e depois alegar que vingar essa resposta supera qualquer interesse econômico puramente nacional. Como a subsecretária de Estado para Assuntos Políticos, Victoria Nuland, explicou em uma coletiva de imprensa do Departamento de Estado em 27 de janeiro: “Se a Rússia invadir a Ucrânia de uma forma ou de outra, o Nord Stream 2 não avançará”. ( “Os adversários reais da América são seus aliados europeus e outros” , The Unz Review)

Aí está em preto e branco. A equipe de Biden quer “incitar a Rússia a uma resposta militar” para sabotar o NordStream. Isso implica que haverá algum tipo de provocação destinada a induzir Putin a enviar suas tropas através da fronteira para defender os russos étnicos na parte leste do país. Se Putin morder a isca, a resposta será rápida e dura. A mídia vai criticar a ação como uma ameaça para toda a Europa, enquanto líderes de todo o mundo denunciam Putin como o “novo Hitler”. Esta é a estratégia de Washington em poucas palavras, e toda a produção está sendo orquestrada com um objetivo em mente; para tornar politicamente impossível para o chanceler alemão Olaf Scholz passar o NordStream pelo processo de aprovação final.

Dado o que sabemos sobre a oposição de Washington ao Nord Stream, os leitores podem se perguntar por que no início do ano o governo Biden pressionou o Congresso para NÃO impor mais sanções ao projeto. A resposta a essa pergunta é simples: política doméstica. A Alemanha está atualmente desativando suas usinas nucleares e precisa de gás natural para compensar o déficit de energia. Além disso, a ameaça de sanções econômicas é um “desencorajamento” para os alemães que as veem como um sinal de intromissão estrangeira. “Por que os Estados Unidos estão interferindo em nossas decisões sobre energia?”, pergunta o alemão médio. “Washington deveria cuidar de seus próprios negócios e ficar fora dos nossos.” Esta é precisamente a resposta que se esperaria de qualquer pessoa razoável.

Então, há isso da Al Jazeera:

“Os alemães na maioria apoiam o projeto, são apenas partes da elite e da mídia que são contra o gasoduto …

“Quanto mais os EUA falam sobre sancionar ou criticar o projeto, mais ele se torna popular na sociedade alemã”, disse Stefan Meister, especialista em Rússia e Leste Europeu no Conselho Alemão de Relações Exteriores. ( “Nord Stream 2: Por que o gasoduto da Rússia para a Europa divide o Ocidente” , AlJazeera)

Assim, a opinião pública está solidamente por trás do Nord Stream, o que ajuda a explicar por que Washington optou por uma nova abordagem. As sanções não vão funcionar, então o Tio Sam mudou para o Plano B: criar uma ameaça externa grande o suficiente para que a Alemanha seja forçada a bloquear a abertura do oleoduto . Francamente, a estratégia cheira a desespero, mas você precisa ficar impressionado com a perseverança de Washington. Eles podem estar perdendo por 5 corridas no final do 9º, mas ainda não jogaram a toalha. Eles vão dar uma última chance e ver se podem fazer algum progresso.

Na segunda-feira, o presidente Biden realizou sua primeira coletiva de imprensa conjunta com o chanceler alemão Olaf Scholz na Casa Branca. O barulho em torno do evento foi simplesmente sem precedentes. Tudo foi orquestrado para fabricar uma “atmosfera de crise” que Biden usou para pressionar o chanceler na direção da política dos EUA. No início da semana, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse repetidamente que uma “invasão russa era iminente”. Seus comentários foram seguidos por Nick Price do Departamento de Estado, opinando que as agências da Intel forneceram a ele detalhes de uma suposta operação de “bandeira falsa” apoiada pela Rússia que eles esperavam ocorrer em um futuro próximo no leste da Ucrânia. O aviso de Price foi seguido na manhã de domingo pelo conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan, alegando que uma invasão russa poderia acontecer a qualquer momento, talvez “até amanhã”. Isso foi apenas alguns dias depois que a agência de notícias Bloomberg publicou sua manchete sensacional e totalmente falsa de que “Rússia invade a Ucrânia”.

Você pode ver o padrão aqui? Você pode ver como essas alegações infundadas foram usadas para pressionar o chanceler alemão desavisado que parecia alheio à campanha que era dirigida a ele?

Como era de se esperar, o golpe final foi dado pelo próprio presidente americano. Durante a coletiva de imprensa, Biden afirmou enfaticamente que,

“Se a Rússia invadir… não haverá mais um Nord Stream 2… Vamos acabar com isso.”

Então, agora Washington define a política para a Alemanha???

Que arrogância insuportável!

O chanceler alemão ficou surpreso com os comentários de Biden, que claramente não faziam parte do roteiro original. Mesmo assim, Scholz nunca concordou em cancelar o Nord Stream e se recusou a mencionar o pipeline pelo nome. Se Biden pensou que poderia enganar o líder da terceira maior economia do mundo encurralando-o em um fórum público, ele adivinhou errado. A Alemanha continua comprometida com o lançamento do Nord Stream, independentemente de potenciais surtos na distante Ucrânia. Mas isso pode mudar a qualquer momento. Afinal, quem sabe que incitações Washington pode estar planejando no futuro próximo? Quem sabe quantas vidas eles estão dispostos a sacrificar para colocar uma barreira entre a Alemanha e a Rússia? Quem sabe quais riscos Biden está disposto a correr para retardar o declínio dos Estados Unidos e impedir o surgimento de uma nova ordem mundial “policêntrica”? Qualquer coisa pode acontecer snas próximas semanas. Nada.

Por enquanto, a Alemanha está no lugar do catbird. Cabe a Scholz decidir como a questão será resolvida. Ele implementará a política que melhor atende aos interesses do povo alemão ou cederá à implacável torção de braço de Biden? Ele traçará um novo curso que fortaleça novas alianças no movimentado corredor eurasiano ou dará seu apoio às loucas ambições geopolíticas de Washington? Ele aceitará o papel central da Alemanha em uma nova ordem mundial – na qual muitos centros emergentes de poder compartilham igualmente a governança global e onde a liderança permanece inabalavelmente comprometida com o multilateralismo, o desenvolvimento pacífico e a segurança para todos – ou tentará sustentar os esfarrapados sistema pós-guerra que claramente sobreviveu ao seu prazo de validade?

Uma coisa é certa; o que quer que a Alemanha decida afetará a todos nós.

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *