central de jornalismo

Lava do vulcão invade usina de energia no Havaí

Cerca de 10 poços precisaram ser resfriados com água para conter a pressão do vapor vulcânico

vulcão Kilauea, considerado o mais ativo do Havaí, registrou nesta quarta-feira (23) mais uma erupção “explosiva” e sua lava derretida invadiu a usina geotérmica de Puna, obrigando o fechamento dos dutos.

De acordo com a imprensa local, cerca de 10 poços precisaram ser resfriados com água para conter a pressão do vapor vulcânico. No entanto, o governador do Havaí, David Ige, afirmou que, até o momento, todos os poços permanecem estáveis e os possíveis vazamentos de gases tóxicos estão sendo monitorados.

As autoridades informaram que caso ocorra um aumento nos níveis de gases tóxicos será necessário evacuar a região. Inaugurada em 1989, a usina está desativa desde o dia 3 de maio, quando ocorreu a erupção do Kilauea. O local gera cerca de 38 MW de energia, o equivalente a um quarto da demanda diária da ilha.

As emissões de gases, especialmente o dióxido de enxofre, duplicaram, mas a forte ventania tem dissipado a fumaça tóxica. Diversas reações químicas são causadas pela lava que sai da cratera e entra em contato com a água salgada ou com o oxigênio.

Na última segunda-feira (21), as autoridades alertaram para o perigo da “nuvem tóxica” depois que a lava do Kilauea entrou em contato com o Oceano Pacífico, o que é potencialmente prejudicial caso atinja novas áreas habitadas.

Desde o início do mês, pelo menos 50 imóveis foram destruídos pela lava do vulcão e duas mil pessoas foram evacuadas. Até agora, há o registro de apenas uma vítima, que foi hospitalizada após entrar em contato com lava.

*Com informações da ANSA.

Veja também

central de jornalismo

Lorem ipsum dolor sit amet, consect adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore

Últimas Notícias

NewsLetter

Se increva na newsletter da Central de Jornalismo e receba e seja o primeiro a saber de tudo.

Copyright © 2024. Todos Direitos Reservados. Mantido por Nyx Marketing

plugins premium WordPress