central de jornalismo

Iporá-Go: Passa de 11% para 14% os descontos dos servidores municipais

Por Oeste Goiano
Compartilhado por
Central de Jornalismo
15 de março de 2021

Era 11 e agora será 14% o desconto que servidores municipais em Iporá vão sofrer na folha de pagamento. Câmara iniciou aprovação do projeto de lei nesta segunda-feira

Ainda depende de duas votações, mas na primeira das três que são necessárias, a Câmara de Iporá aprovou em sua votação inicial o Projeto de Lei 06/2021, que faz os funcionários sofrerem um desconto maior na folha de pagamento, com vistas a recolhimento para Fundo Previdenciário. Esse desconto em folha vai passar de 11 para 14%. Geralmente as segundas e terceiras votações são de mesma tendência por parte dos vereadores, com cada qual mantendo sua mesma forma de voto.

Quem ficou contra foram vereadores de oposição: Carlos Eduardo Mendes Alencar (Dudu), Heb Keller, Moisés Magalhães, Marinho da Mara e Viviane Specian. Enquanto 5 estiveram contra a majoração de desconto, 7 que são de base de sustentação do prefeito votaram a favor.

Prevaleceu entre os vereadores a necessidade impositiva de se adequar lei municipal com outra de âmbito federal, já em vigor e que precisa de leis complementares também nos estados e nos municípios. Uma advogada especialista em fundo previdenciário, Laura Freire, em intervalo entre a sessão, explicou aos vereadores a necessidade da aprovação da nova lei, a fim de salvar o sistema previdenciário local. Exemplificou ela que é “melhor cortar um dedo agora do que mais tarde ter que amputar um membro”. Laura Freire é advogada desde 2012. Tem especializações em Direito Público e Direito Previdenciário. Advoga para 22 institutos de previdência.

Ao não acatarem essa exigência legal os vereadores independentes fizeram argumentações, tais como a de que nem todos municípios estão aderindo à essa prática, de que o Ipasi não é respeitado pela Prefeitura de Iporá, de que fator político sobrepõe a estas questões técnicas para exigência e, principalmente, o argumento de que três por cento (3%) a mais no aumentar do desconto da folha de pagamento de servidores é muito significativo.

Resta ainda aguardar as outras duas votações, nesta terça e quarta-feira. As sessões estão sendo realizadas nas manhãs, a partir de 8 horas.

Veja também

central de jornalismo

Lorem ipsum dolor sit amet, consect adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore

Últimas Notícias

NewsLetter

Se increva na newsletter da Central de Jornalismo e receba e seja o primeiro a saber de tudo.

Copyright © 2024. Todos Direitos Reservados. Mantido por Nyx Marketing

plugins premium WordPress