Não é só incompetência: genocídio de 1,4 milhão foi planejado por Bolsonaro

Por Balaio do Kotscho
Compartilhado por
Central de Jornalismo
29 de maio de 2021

“O presidente Bolsonaro continua fazendo as mesmas coisas todos os dias. É difícil não responsabilizá-lo”(senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, na Veja).

Por trás da incompetência visceral do governo, esconde-se uma ação planejada pelo governo Bolsonaro na pandemia.

É isso que fica mais claro a cada novo depoimento na CPI da Covid: o boicote à compra de vacinas, a defesa da “imunidade de rebanho” e o tratamento à base de uma panaceia chamada cloroquina formam o tripé de uma estratégia macabra do governo federal durante a pandemia que já tirou a vida de quase 500 mil brasileiros, mas esse número ainda poderá ser muito maior.

A pá de cal para apontar Jair Messias Bolsonaro na CPI como o principal responsável pelas mortes foi dada nesta quinta-feira durante o depoimento do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. Não será preciso ouvir mais ninguém.

O Butantan teria condições de entregar 100 milhões de doses da CoronaVac até este mês de maio. Mas, em outubro do ano passado, Bolsonaro proibiu o então ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, de assinar o contrato para a compra da “vacina chinesa do Doria”, como ele disse nas redes sociais.

Só o contrato com o Butantan poderia ter evitado 80.300 mortes, segundo cálculo do epidemiologista Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas (RS).

Na mesma época, o governo brasileiro não respondeu às várias propostas da Pfizer para o fornecimento de outras 70 milhões de doses até o primeiro trimestre de 2021.

Bolsonaro desde sempre foi contra a vacinação em massa da população, debochando da sua eficácia.

Preferia seguir as recomendações do seu “ministério paralelo”, formado pelos filhos políticos, o deputado Osmar Terra, que defendia a “imunidade de rebanho”, o ex-secretário da Secom Fabio Wajngarten, o assessor internacional Filipe Martins, o ex-assessor Arthur Weintraub, o empresário Carlos Wizard.e a médica Nize Yamaguchi.

Documentos da Casa Civil entregues à CPI, revelados hoje pela Folha, mostram que os integrantes desse grupo participaram de ao menos 24 reuniões nos palácios do Planalto e do Alvorada com o presidente para tratar das estratégias do governo de combate à pandemia.

Todos eles eram contrários ao isolamento social e ao uso de máscaras, defendiam que a covid-19 poderia ser tratada com remédios sem comprovação científica, que provocam diversos e graves efeitos colaterais, como foi demonstrado pela Organização Mundial da Saúde.

Por não concordarem com essa estratégia, os dois primeiros ministros da Saúde, Luiz Mandetta e Nelson Teich, deixaram os cargos, sendo substituídos pelo general Eduardo Pazuello, uma espécie de ajudante de ordens de Bolsonaro, sem nenhuma intimidade com a área da saúde, que nem sabia o que era o SUS e levou uma tropa de militares, igualmente jejunos na matéria, para assessorá-lo.

O que a princípio se mostrava apenas um caso de incompetência governamental para combater a pandemia do coronavírus revelou-se na CPI um plano deliberado para causar a morte de brasileiros, como foi denunciado nesta sexta-feira no New York Times, o jornal mais influente do mundo, em artigo assinado pela jornalista Vanessa Bárbara:

“Bolsonaro aparentemente pretendia levar o Brasil à imunidade de rebanho por infecção natural. Isso significa _ assumindo uma taxa de mortalidade de 1% e infecção de 70% como limite para a imunidade de rebanho _ que Bolsonaro planejou pelo menos 1,4 milhão de mortes no Brasil”.

Renan Calheiros tem razão ao afirmar que Bolsonaro continua fazendo as mesmas coisas todos os dias para atingir o seu objetivo.

Em sua live das quintas-feiras, transmitido diretamente a partir de Matucará, no Amazonas, onde Bolsonaro visitou pela primeira vez uma aldeia indígena e se reuniu novamente com militares, para discutir o que fazer com o general Pazuello, o presidente encontrou novos remédios milagrosos para receitar no tratamento da covid.

Recomendou chás usados pelos índios balaios: “Anota aí: chá de carapanaúba, saracura ou jambu. Não tem comprovação científica, certo, mas tomaram isso e nenhum havia morrido de covid-19”.

Para mostrar a seriedade com que o presidente da República trata a maior crise sanitária já vivida pelo país, Bolsonaro sugeriu também à CPI convidar os indígenas para depor sobre o uso desses chás.

Como ainda faltam oficialmente 603 dias para acabar o governo Bolsonaro, que está em plena campanha pela reeleição, não corremos o menor risco de voltarmos tão cedo a ter uma vida normal _ a não ser que a CPI conclua logo seus trabalhos e entregue à Justiça os responsáveis pelo genocídio da imunidade de rebanho, antes que mais milhares de brasileiros morram tomando cloroquina e os chás dos índios.

Vida que segue

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *