Lideranças da Vila Planalto querem ser ouvidas pelo comandante da PMDF

Lideranças da Vila solicitam reunirão com o Coronel Márcio Cavalcante para reverter pedido unilateral da Presidente do Conseg Brasília.

Por: Leiliane Rebouças
Central de Jornalismo
20 de julho de 2021

A Vila Planalto é localizada na região central de Brasília, próxima à área de segurança nacional do Palácio da Alvorada. Apesar dessa peculiaridade, o bairro teve seu único posto policial retirado há alguns anos, sem qualquer consulta à comunidade que mora ali.

Desde a retirada do Posto Policial, a comunidade vilena passou a ser atendida pelo 3o Batalhão da Polícia Militar, que prestava um bom serviço à população mas, devido à enorme distância entre a sede do Batalhão e a Vila Planalto prejudicava a rapidez no atendimento das ocorrências gerando descontentamento para os moradores da Vila. O 3o. Batalhão localizado no SAAN era muito longe e prejudicava o trabalho da polícia na Vila Planalto, que demorava para chegar nos locais das ocorrências apesar de os policiais serem extremamente prestativos e competentes.

Atualmente, o policiamento da Vila Planalto está sendo realizado pelo 6o BPM -Batalhão Esplanada – e pelo Grupamento de Operações Táticas daquele batalhão, o GTOP 26. Devido à proximidade entre a Vila e à sede do 6o BPM , o atendimento às ocorrências é extremamente rápido, a ponto de há cerca de um mês os policiais terem evitado uma tentativa de suicídio de um morador da Vila porque chegaram imediatamente, pois estavam próximos.

A comunicação com o 6o BPM por meio do grupo de segurança do whatsapp também tem sido bastante eficiente. Portanto, a comunidade só tem elogios para o trabalho do 6o BPM e para o GTOP 26 comandados pela Major Kelly Freitas Souza Cesário, que trouxe a sensação de segurança tão desejada para os moradores da Vila e a certeza de que serão atendidos rapidamente quando necessitarem chamar à policia.

Por isso, causou estranheza e indignação à toda a comunidade da Vila Planalto, o requerimento da Presidente do CONSEG Brasília, Celeste Bezerra da Silva ( Conselho esse na qual a Vila Planalto não faz parte por estar localizada na Região Central) solicitando ao Comando da Polícia Militar o retorno da Vila Planalto à abrangência desse Conselho, ou seja, que a Vila volte a ser atendida por um Batalhão distante que não tem como atender rapidamente ás ocorrências.

Tal requerimento não representa a vontade dos moradores da Vila Planalto, que sequer foram consultados sobre a mudança pretendida pela Sra Celeste. Além disso, o pleito da Presidente do Conseg Brasília não foi levado nem mesmo para discussão em reunião daquele Conselho de Segurança, visto que não consta em nenhuma ata do CONSEG. Tal pedido é unilateral, totalmente descabido demonstrando que a mesma não tem nenhum conhecimento da realidade da Vila Planalto, que, alías, não é a região que lhe compete tomar qualquer decisão e é bem distinta da realidade da Asas Sul e Norte.

Em razão disso, todas as lideranças da Vila Planalto estão assinando juntas uma nota de repúdio à esse pedido da Presidente do Conseg Brasília que não tem qualquer legitimidade para nos representar.

A Associação de Moradores da Vila Planalto e demais entidades representativas, convidarão o Comandante Geral da PMDF, Coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos para vir até a Vila Planalto ouvir a comunidade. As lideranças querem reverter o pedido de retorno, já que é devidamente comprovado que isso causaria prejuízos ao excelente trabalho que a PMDF tem realizado na Vila Planalto prestando um atendimento célere. Em time que está ganhando não se mexe.

creditos da foto: Comunicação da PMDF

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *