À medida que os desafios do Brasil se multiplicam, os fãs de Bolsonaro pedem uma intervenção militar.

Brasileiros protestam em São Paulo neste mês contra medidas de distanciamento social e a favor da intervenção militar.

Brasileiros protestam em São Paulo neste mês contra medidas de distanciamento social e a favor da intervenção militar. (Fernando Bizerra Jr./EPA-EFE/Shutterstock)
De
Terrence McCoy e
Heloísa Traiano
12 de maio de 2020 às 7:00 GMT-3
RIO DE JANEIRO – Revisando as notícias há várias semanas, Carlos de Lima Belucio ficou alarmado. As pessoas estavam em pânico com uma nova doença estranha. Outros países estavam trancando. Então o golpeou: havia apenas uma maneira de salvar o país. O presidente brasileiro Jair Bolsonaro teve que realizar uma aquisição militar.
Ignorando as advertências para ficar lá dentro, Belucio começou a participar de manifestações pedindo às forças armadas do Brasil que removessem as instituições que impedem o governo de Bolsonaro. Usando violência, se necessário. O país, disse ele, deve permanecer aberto.
“A pandemia é apenas uma cortina de fumaça”, disse Belucio, 43 anos, que mora na cidade de Belém. “Com um regime militar, tudo seria melhor.”
DE ANÚNCIOS

Enquanto outros países tentam se abrir, o Brasil não consegue encontrar uma maneira de desligar

Enquanto o maior país da América Latina enfrenta seus mais graves desafios econômicos e de saúde em uma geração, e Bolsonaro se debate sob a pressão, o espectro das forças armadas está cada vez maior na vida pública do que em qualquer momento desde a queda da ditadura militar em 1985.
Como escândalos tomaram conta de sua presidência, o ex-capitão do exército de direita ampliou os poderes dos generais e ex-generais em sua administração dos generais e ex-generais em sua administração, permitindo a introdução de um grande pacote de ajuda econômica, minando sua ministro das Finanças. Seus apoiadores mais radicais estão pedindo uma aquisição militar do governo – e Bolsonaro participou de seus comícios, ampliando seus apelos.
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro, do centro, fala com os apoiadores que pedem intervenção militar em frente à sede do exército em Brasília no mês passado.
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro, do centro, fala com os apoiadores que pedem intervenção militar em frente à sede do exército em Brasília no mês passado. (Andre Borges / AP)
“Não vamos tolerar interferências – nossa paciência acabou”, disse ele a uma multidão em Brasília pedindo neste mês a remoção do líder do Congresso Rodrigo Maia. “Temos as pessoas do nosso lado e as forças armadas do lado das pessoas”.
DE ANÚNCIOS

A maioria dos brasileiros vê a possibilidade de uma intervenção militar nos assuntos domésticos como remota. Mas a ameaça, não importa quão distante, perturbou ainda mais a imprevisível situação política nesta nação de 210 milhões. Mais de 11.000 pessoas morreram de uma doença que o presidente descartou como um pouco de gripe. A economia está entrando em colapso. Muitos hospitais atingiram a capacidade. Os pobres desempregados estão preocupados em passar fome.
Para Bolsonaro, isolado por investigação de corrupção e negação de vírus, os problemas aumentam

À medida que os aliados abandonam Bolsonaro e pedem sua remoção, ganham impulso, as linhas estão sendo traçadas. Os críticos estão chamando Bolsonaro de uma ameaça mortal à democracia. Os partidários contestam que Bolsonaro é, de fato, o único homem que pode salvar o Brasil – de uma classe dominante corrupta, de funcionários que impõem restrições ao movimento e comércio, de freios e contrapesos que bloquearam o mandato que Bolsonaro ganhou com 55% dos votos na votação. 2018.
Nos movimentos recentes de Bolsonaro, os analistas percebem uma aposta imprudente pela sobrevivência política. Suas classificações de aprovação são crateras. Duas autor…

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *